Prefeito Marcelo Déda participa da inauguração da nova sede da Aease
Filiada à Confederação Brasileira dos Engenheiros Agrônomos, a Aease teve papel fundamental na constituição do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura em Sergipe (CREA-SE), já que antes a sede na Bahia era a responsável por atender os sergipanos. Lutas pela reforma agrária, defesa da água, agricultura familiar orgânica contra os agrotóxicos e discussões sobre a valorização dos engenheiros agrônomos são algumas das que nortearam e até hoje norteiam a Aease.
“Esta casa é a estufa onde os senhores guardam no clima adequado do debate, do respeito mútuo e da mobilização as mais belas sementes que plantariam no estado de Sergipe: as sementes da técnica, mas também da cidadania, liberdade, da luta por um país justo, da preocupação com os deserdados da terra, da revolta contra a estrutura agrária injusta e excludente”, enfatizou o prefeito.
De acordo com ele, participar da inauguração da nova sede da Aease foi duplamente emocionante. “Primeiro porque esta casa me é muito familiar na minha história de formação política, profissional e cidadã”, disse Marcelo Déda, que é funcionário do CREA licenciado. “E como prefeito, porque sei que posso falar em nome de todo o povo de Aracaju quando digo que poucas casas em Sergipe e no Brasil merecem o título de casa do cidadão quanto esta”.
Além de destacar momentos históricos da Associação como quando dos debates sobre as reformas democráticas e eleições diretas, o prefeito defendeu a ampliação do espaço da Aease nas discussões agrícolas em Sergipe. “Esta casa precisa voltar a ser ouvida. A categoria pode ser pequena na sua origem, mas fez-se grande pela sua união”, disse Marcelo Déda num reconhecimento à luta contra as barreiras culturais que os engenheiros tiveram que enfrentar ao longo dos anos para levar as novidades na produção agrícola ao homem do campo.
A Associação
Anteriormente batizada de Associação Sergipana de Agronomia (ASA), a atual Aease teve sua primeira diretoria constituída em 5 de julho de 1950. A instituição funciona até hoje no mesmo terreno doado onde se localizava uma sub-estação da Sementeira. Com atuação sempre marcante, a Aease trouxe a Aracaju o XXII Congresso Nacional de Agronomia há dois anos, e teve a maior representação no I Congresso Mundial de Agronomia, realizado em Fortaleza (CE).
“Nossa luta é permanente em prol do prestígio da classe e em benefício da sociedade. Este é, sem dúvida, o mais moderno ambiente de convenções do setor primário no estado”, disse o presidente da Aease já em seu segundo mandato, Jodemir Pires. “É motivo de alegria, satisfação e orgulho fazer parte desta organização e ter o prestígio e apoio de todos os engenheiros agrônomos do estado, assim como da sociedade sergipana”, disse ele, que foi homenageado com uma crônica escrita pelo engenheiro Clélio Araújo e lida pelo também engenheiro Paulo Primo, ambos membros da atual diretoria.
A inauguração da nova sede da Aease aconteceu na véspera do dia do engenheiro agrônomo, comemorado em 12 de outubro. Para celebrar a data, a Aease vai promover hoje e sexta-feira o 1º Encontro Estadual Sobre Gestão Municipal da Agricultura já no local.
Homenagens
Um vídeo contando toda a história da Aease com a participação de seus ex-presidentes mostrou a tradição de luta e participação nas decisões políticas e sociais dos engenheiros agrônomos de Sergipe. “Nossa ação difere das demais categorias pelo contato que temos com a natureza, mas também porque não há nenhum setor da economia que consiga gerar tantos empregos com investimentos mínimos”, disse Paulo Viana, homenageado com seu nome no auditório da Aease e no passado presidente da instituição por quatro mandatos.
O ex-presidente Clélio Araújo, cujo nome foi escolhido para o espaço social da sede, disse estar muito feliz com o reconhecimento, fez questão de homenagear os fundadores da Aease e sentenciou: “A reforma agrária justa é a solução dos grande parte dos problemas deste país”.
O secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Sérgio Reis; o presidente em exercício do CREA, Jorge Lima; o delegado federal da Agricultura em Sergipe, Manoel Hora; o representante da Universidade federal de Sergipe, professor Francisco Sandro; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Gilson Néri; além de diversas autoridades e engenheiros agrônomos prestigiaram a inauguração.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito Marcelo Déda participa da inauguração da nova sede da Aease – Fotos: Márcio Dantas