Prefeito lança campanha “Pelo Direito de Aprender”
A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino público municipal, através de uma grande mobilização da comunidade escolar (coordenadores, professores, estudantes e pais), do poder público, da iniciativa privada, das entidades não governamentais e de toda a população. Para isso, uma série de ações foi estabelecida.
Segundo Edvaldo Nogueira, a campanha a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação foi motivada pela consciência da necessidade de uma boa educação. “Só uma educação de qualidade pode garantir que crianças de famílias pobres tenham oportunidade, um emprego decente, uma renda razoável e uma vida confortável no futuro”, destacou.
Filho de uma dona-de-casa e um carroceiro, Ruan, estudante da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, no Coqueiral, ilustra bem essa situação e foi escolhido como modelo para a campanha.
“O futuro de Ruan e de todos que ele representa, está nas nossas mãos. Todos nós somos responsáveis e por isso é indispensável que haja um amplo engajamento”, falou Edvaldo, convocando a sociedade para participar da campanha. A coordenadora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, que veio de Brasília para prestigiar o lançamento, mostrou dados que reforçam a importância do esforço conjunto no sentido de melhorar a educação brasileira.
De acordo com ela, menos de 5% das crianças brasileiras estão plenamente alfabetizadas na 4ª série e menos de 10% estão plenamente alfabetizadas na 8ª. Ainda segundo ela, no Brasil, há uma defasagem média de quatro séries, ou seja, uma criança que termina a 8ª série aprendeu apenas aquilo que um aluno da 4ª deveria ter aprendido. Além disso, só 36% dos estudantes brasileiros concluem o ensino médio até os 19 anos.
“A campanha Pelo Direito de Aprender aponta caminhos para que a gente consiga melhorar esse cenário. A Prefeitura de Aracaju e a Secretaria Municipal de Educação estão fazendo sua parte. Eu acho que se outras prefeituras tivessem o mesmo compromisso que a gente vê aqui hoje, o Brasil seria um país mais justo e igual para todos”, ressaltou Priscila Cruz, acrescentando que pesquisas revelam que um ano a mais de escolaridade reflete em um aumento de renda da ordem de 15%.
Ações
Entre as ações previstas na campanha, estão a elaboração de uma proposta pedagógica para a educação infantil e classes de seis anos; a melhoria da produtividade do ensino noturno; o estabelecimento de uma grade curricular unificada para a rede municipal; o fortalecimento dos conselhos escolares; a ampliação dos programas voltados à redução da distorção idade-série; a instituição do prêmio Professor Alfabetizador; e a criação da rede de apoio psicossocial para atendimento de alunos com distúrbios de comportamento e aprendizagem.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, as ações foram pensadas para resolver o maior problema da escola pública, que é o aprendizado deficiente. “Esse é o grande desafio da educação e é esse problema que vamos enfrentar, com o apoio da sociedade”, frisou.
Balanço
Durante o lançamento da campanha, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um balanço da atual situação do ensino público em Aracaju. Para ele, as maiores conquistas alcançadas nos últimos anos foram as melhorias da infra-estrutura das escolas municipais, o crescimento do número de matrículas, o aumento progressivo da remuneração dos professores e a gestão democrática das escolas, com a instituição dos conselhos escolares e da eleição dos coordenadores.
Outro avanço apontado foi o aumento dos investimentos em educação. Segundo ele, por ano, a Prefeitura investe R$ 107 milhões na área, o que corresponde a 25% da arrecadação do município. “Quando resolvemos criar essa campanha, traçamos um amplo diagnóstico e vimos que já fizemos muito, mas ainda não estamos satisfeitos, porque sabemos que a qualidade do ensino está aquém do que pretendemos. O que realmente importa é o que o aluno aprende”, disse.
Início
O ponta-pé inicial da campanha se deu com a assinatura da ordem de serviço para a construção e reforma de quadras esportivas de cinco escolas e da entrega de óculos para alunos da rede municipal com problemas de visão.
Participaram do lançamento a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino; o reitor em exercício da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góis; as deputadas estaduais, Tânia Soares e Conceição Vieira; a representante da Federação das Escolas Particulares de Sergipe, Maria Auxiliadora; além de estudantes, pais, professores e coordenadores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]