[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma nova realidade para o município de Aracaju no que se refere à atenção às crianças carentes e de rua. Assim é que pode ser considerado o lançamento oficial da Rede Cidade Criança, um amplo projeto envolvendo não só a prefeitura, mas também 35 entidades públicas e da sociedade civil, além de instituições como o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social. A Rede foi lançada hoje, dia 11, às 10 horas, e a solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Déda, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Conceição Vasconcelos, serão aplicados na rede cerca de R$ 1,3 milhão no prazo de um ano. Esse dinheiro, financiado através do BNDES, vai ser utilizado em várias ações, entre elas a realização de um diagnóstico social da realidade das crianças e adolescentes de Aracaju.
Com a articulação das entidades envolvidas na rede, entrarão em funcionamento 20 Núcleos Cidade Criança, distribuídos nos bairros dos cinco distritos de Aracaju. Eles serão responsáveis pelo desenvolvimento de várias atividades esportivas, culturais e de lazer complementares ao horário escolar. A integração com a família também será alvo do projeto, que buscará ações de geração de emprego e renda para os parentes das crianças assistidas.
A rede prevê ainda a informatização das ações e constituição de um banco de dados; reforma e ampliação de prédios essenciais ao seu funcionamento; capacitação contínua dos seus integrantes; cadastro único da oferta de serviços no município, além do fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“A Rede Cidade Criança vai introduzir uma nova forma de pensar e de conduzir as ações em relação à criança e ao adolescente. A partir dela nós vamos desencadear esse processo em que cada entidade vai se associar à rede como uma forma de complementar seus serviços. No final, quem sai ganhando é a população de Aracaju”, avalia Conceição Vasconcelos.

FUNDO
Além do lançamento da Rede Cidade Criança, a prefeitura irá apresentar uma ampla campanha de divulgação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado através da Lei 8.069 de 1990. Segundo a secretária, esse fundo é um instrumento de capitação de recursos para serem aplicados nos programas voltados para a criança e o adolescente.
“Muitas pessoas desconhecem a existência desse fundo e, com esse objetivo, nós iremos iniciar essa campanha para divulgar as formas em que a sociedade pode contribuir para a sua manutenção”, explica a secretária. Vários parceiros estão engajados nesse projeto, entre eles o Banco do Estado de Sergipe, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Unafisco/Sindical – União Nacional dos Fiscais da Receita Federal.
Além do prefeito Marcelo Déda, a solenidade contará com as presenças da gerente da Área de Desenvolvimento Social do BNDES, Thais Linhares Juvenal, e da vice-presidente da Unafisco, Fátima Gondim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.