Prefeito inaugurou unidade de saúde na avenida Hermes Fontes
“Atos deste tipo já viraram uma rotina feliz ao longo destes quase cinco anos da nossa administração. Dificilmente houve um só mês em que não entregássemos mais um serviço de saúde com qualidade à população da capital”, avaliou o prefeito. “Nosso conjunto de realizações nos dá a tranqüilidade de saber que estamos cumprindo nosso projeto numa luta indormida pelo bem do povo de Aracaju”.
Até o momento o número de equipes de saúde da família foi triplicado, mais de 95% das unidades de saúde municipais já foram completamente reestruturadas e uma dúzia de novas unidades construídas. “As antigas, nós derrubamos quase todas para reconstruí-las e padronizá-las”, informou Marcelo Déda, para quem ações como esta contribuíram significativamente para que Aracaju ocupasse o primeiro lugar em qualidade de vida de acordo com recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.
A informatização de 100% do sistema de saúde municipal e distribuição de mais de 500 mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), a qualificação permanente de mais de 12 mil profissionais de saúde, o concurso público realizado para a área depois de um jejum de 16 anos, a excelência da atuação do Samu e a eficácia do sistema de regulação executado pela prefeitura são exemplos do trabalho que tem servido como referência para cidades de todo o Brasil e até algumas do exterior.
“Nosso esforço tem dado resultados consistentes, pois estamos colocando Aracaju de bem com a vida”, disse o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho. “Aracaju tem ainda a marca da relação direta dos profissionais de saúde com os usuários, que não dependem de favores de quem quer que seja para serem atendidos”, acrescentou. Ele informou ainda que um membro da secretaria de Saúde de Santa Catarina esteve hoje em Aracaju para conhecer o sistema de regulação da cidade e implantar o modelo no sul do país.
Alguns dos índices mais comemorados na atual administração são a redução de 25% da mortalidade infantil nos primeiros quatro anos de governo e o aumento em quase cinco anos da expectativa de vida na cidade. Além disso, os pronto-socorros das Zona Sul e Norte que estão sendo construídos vão garantir um atendimento ainda mais qualificado de pacientes de urgência e emergência.
Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, a neta de Sinhazinha, Léa Maciel de Almeida, com o esposo José Machado Almeida; a bisneta de Sinhazinha, a assistente social da PMA, Maria da Conceição Almeida; o senador Antônio Carlos Valadares; o deputado federal Heleno Silva, os prefeitos de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, e do Cedro de São João, Dr. Marcos; os deputados estaduais Ana Lúcia Menezes e Francisco Gualberto; o superintendente da Caixa, Gilberto Occhi; além dos vereadores Sérgio Goes e Emanoel Nascimento. A inauguração foi prestigiada também por José Menezes, presidente do Sindicato dos Médicos, Ulices Freitas, coordenador do Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe, Márcio Macedo, Chico Buchinho e diversos secretários municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito inaugurou unidade de saúde na avenida Hermes Fontes – Fotos: Márcio Dantas