[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A comunidade do bairro Siqueira Campos recebeu na noite de ontem, completamente reformada e ampliada, a Escola Municipal de Ensino Infantil José Garcez Vieira. Inaugurada pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, a obra traz uma grande novidade: ela incorpora ao espaço uma creche com 74 vagas para que as trabalhadoras da região possam dedicar-se a seus afazeres com a certeza de que seus filhos estarão seguros e bem cuidados pelo município.

Com 292 vagas para crianças do pré-escolar entre 4 e 6 anos, o Jardim de Infância foi uma exigência da população durante as plenárias do Orçamento Participativo. O espaço está equipado com 16 salas (11 para as aulas e cinco para a creche), parque infantil, fraldário, lavanderia com máquinas de lavar, refeitório, cadeiras, quadros e geladeira novos. Na creche, a garotada de 0 a 3 anos vai poder dormir em berços personalizados e receber toda atenção e carinho com alimentação balanceada em horários regulares, roupas, fraldas descartáveis, mamadeiras etc.

“São obras como essa que animam a gente, não porque agradam aos olhos apenas ou recompensam a vaidade pessoal de ninguém, mas porque refletem a nossa maior preocupação, que é o bem estar do povo e a felicidade das pessoas”, disse o prefeito Marcelo Déda. “Todas as nossas vitórias são, na verdade, vitórias de um povo que escolheu um projeto renovador de mudanças para sua vida. Podem comparar com qualquer escola particular da capital e vocês verão que aqui o trabalho é feito com todo cuidado, com materiais de primeira qualidade”, acrescentou.

A reforma e ampliação do Jardim de Infância José Garcez Vieira, primeira escola pública de ensino infantil de Aracaju, foi iniciada em abril do ano passado. Durante o período de execução da obra, as aulas foram transferidas para a Escola Rotary Wilson Rocha, na rua Alagoas, hoje transformada em um Centro de Apoio Psicossocial (CAP) da Secretaria Municipal de Saúde. As aulas da pré-escola já foram iniciadas e a creche entrará em funcionamento na segunda quinzena de fevereiro.

O patrono José Garcez Vieira

A filha do patrono da Escola, Lígia Maynard, que também é presidente da Associação de Portadores de Deficiência Auditiva do Estado de Sergipe (Apada), fez questão de agradecer ao prefeito Marcelo Déda pela obra. “A reforma devolve ao Siqueira Campos um pedaço importante do trabalho feito por meu pai. Sei que de onde ele estiver, vai abençoar o trabalho que esta administração fez para dignificar a obra que ele deixou”, disse ela.

José Garcez Vieira nasceu em 1904 na cidade de Itaporanga D’Ajuda. Em 1942 ele foi nomeado prefeito de Aracaju pelo interventor federal Coronel Augusto Maynard Gomes. Em 1944 fundou o Jardim de Infância da então chamada região do Aribé. Em sua gestão, foi responsável pela ampliação dos bens da prefeitura. Garcez foi ainda deputado federal por duas vezes e presidente do Partido Social Progressista. “Foi um homem público que a memória de Aracaju sempre vai reverenciar”, resumiu Marcelo Déda.

Trabalho intenso no Siqueira Campos

O bairro Siqueira Campos é um dos maiores exemplos da dedicação da Prefeitura de Aracaju à concretização dos pleitos populares. Desde quando assumiu o comando da administração municipal, o prefeito Marcelo Déda já recapeou as ruas Santa Catarina, Sergipe, Bahia e avenida Mariano Salmeiron, importante via de ligação do local ao Centro, reformou e ampliou a unidade de saúde Edésio Vieira de Melo, criou o Centro de Apoio Psicossocial Rotariano Wilson Rocha.

A base do serviço Municipal de Atendimento de Urgência (Samu) está no Siqueira Campos. Além disso, a biblioteca Clodomir Silva voltou a ser um importante centro de inclusão cultural com reconstrução de sua estrutura, ampliação de seu acervo e acessibilidade para deficientes motores e visuais. A praça Dom José Thomaz, onde está localizada a escola reinaugurada ontem, também foi totalmente modificada.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) já é uma realidade na vida de centenas de jovens do Siqueira Campos entre 18 e 24 anos, que vão concluir o primeiro grau recebendo bolsas mensais no valor de R$ 100. A construção da avenida São Paulo, que passa pelo Siqueira, e a derrubada do muro da antiga Leste Ferroviária, feita pessoalmente pelo prefeito Marcelo Déda, significaram na prática a inclusão social de milhares de famílias.

“Não se pode contar a história de Aracaju sem contar a história dos filhos do bairro Siqueira Campos e todas estas obras recuperam o prestígio do local. Quando temos que fazer a obra grande, a gente faz desde que ela seja necessária e não apenas pelas fachadas bonitas”, enfatizou o prefeito, que ressaltou as parcerias com o governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como vitais ao sucesso de tantos projetos. “Lula só sofre o que está sofrendo hoje porque se preocupa de fato com os mais pobres”, disse.

Mais projetos para a região

Marcelo Déda anunciou para o final de março ainda a inauguração do Centro de Reabilitação e Especialidades da prefeitura na rua Bahia, o Cemar. O Centro vai atender a milhares de pacientes crônicos com diabetes, hipertensão e outras doenças de toda a cidade, oferecer tratamento fisioterápico, inclusive com piscina para exercícios, além de pequenas cirurgias. A prefeitura também vai construir no bairro Siqueira Campos o primeiro Restaurante Popular da administração municipal para oferecer alimentos de qualidade a preço baixo aos trabalhadores aracajuanos.

A inauguração da Escola José Garcez Vieira foi encerrada com o show do grupo regional Rabo de Gato. O evento contou com a presença do vice-prefeito Edvaldo Nogueira; da secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça e demais secretários; dos deputados estaduais Ana Lúcia e Francisco Gualberto; do superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento; vereadores Pedrinho Andrade e Emmanuel Nascimento, além do presidente estadual do PCdoB, Bosco Rollemberg e outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.