Prefeito inaugura nova Casa da Família na próxima quinta-feira
Durante a semana, os idosos participam de variadas atividades como dinâmica de grupo com terapia corporal, terapia ocupacional e ainda recebem aulas de ginástica e educação física e participam de sessões de fisioterapia. “Depois que recebi esta assistência da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, minha saúde melhorou muito. Aqui eu me distraio e aí fiquei mais saudável”, comemora Noêmia Maria José do Nascimento Santos, 54.
Na semana passada, a vereadora Conceição Vieira, secretária de Assistência Social e Cidadania, visitou o Centro para acompanhar de perto o trabalho ali realizado para dar assistência aos idosos e às famílias de crianças e adolescentes. “Através deste trabalho a administração municipal abre novas perspectivas de mudanças na vida desta comunidade”, observa a secretária Conceição Vieira. “Que a comunidade compreenda a importância destes projetos que desenvolvemos nas Casas de Família porque a preocupação da administração municipal está voltada para um trabalho que traga dignidade e cidadania para todos os aracajuanos”.
Além de assistir aos idosos, a nova filosofia da política de assistência de Aracaju trouxe profundas transformações na vida da comunidade a partir da oferta de cursos profissionalizantes, dentro do programa específico de geração de renda voltado para atender as famílias de crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais desenvolvidos pela Semasc.
O Centro de Referência da Assistência Social oferece cursos de produção de alimentos, higiene e beleza, corte e costura, bordado e pintura. A oferta dos cursos depende muito da vocação da comunidade. “Como a comunidade aqui é muito pobre, estes cursos profissionalizantes abrem um leque imenso de oportunidades para que as pessoas possam produzir para ajudar na renda familiar”, observa a diretora geral do Centro, Susete Silva Fontes.
Apesar de estar matriculada recentemente no curso de produção de alimentos, Denise Santos Almeida, 38, já começa a enxergar novos horizontes. “Aqui estou aprendendo muita coisa e já percebo que tudo vai mudar na minha vida depois que eu concluir este curso”, comenta. “Aí eu vou abrir uma lanchonete bem grande”, planeja.
“A minha sobrevivência já está mudada e tudo isso aconteceu depois que comecei a participar deste curso”, observa Maria de Lourdes da Silva, 39, também matriculada no curso de produção de alimentos. “Depois eu vou trabalhar pra mim mesma, vou abrir meu próprio negócio”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito inaugura nova Casa da Família na próxima quintafeira – Secretária visitou o Centro