[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou ontem à noite, dia 04, às 19 horas, no bairro Santos Dumont, a Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Clara Machado.
Bastante prestigiada, a solenidade contou com a presença dos vereadores Maria Nilza Santana Alves, Magal da Pastoral e Antônio Samarone, dos secretários municipais Ana Lucia Vieira Menezes (Educação), Pedro Lopes (Chefe de Gabinete), Oliveira Júnior (Administração), Nilson Lima (Finanças), Sílvio Santos (Orçamento Participativo) e Cristian Góes (Comunicação), da coordenadora da Missão Criança, Eliane Aquino, do presidente do Diretório Municipal do PT, Márcio Macedo, do vice-presidente da CUT em Sergipe e do Sintese, Joel Almeida, além de assessores da Secretaria Municipal de Educação, professores e a comunidade em geral.
A professora Maria Marques, conhecida como Tia Arlete, e uma das lideranças comunitárias do Santos Dumont, foi a primeira a falar. Durante o seu pronunciamento, ela ressaltou a importância da escola para o bairro. ‘Sinto-me feliz em ver aqui no meu querido bairro, que é como se fosse a minha Pátria querida, a inauguração de um prédio público que irá abrigar todas as crianças carentes que precisam de professores que se doem à causa da educação’, disse.
A vereadora Nilza também comemorou e disse que se sentia satisfeita com a inauguração da escola no bairro. “Esta é mais uma importante obra realizada pelo prefeito Marcelo Déda, ele que só tem trazido alegria para os moradores não do bairro Santos Dumont, mas de toda Aracaju”, afirmou, ao acrescentar que o prefeito tem cumprido tudo o que foi prometido durante a campanha. ”Quero agradecer do fundo do meu coração, porque não só a vereadora Nilza está feliz, mas todos os moradores do bairro”, concluiu.
A secretária Ana Lucia Vieira Menezes disse em seu discurso que era com imensa alegria que naquele momento fazia juntamente com o prefeito Marcelo Déda, a entrega de mais uma escola de educação infantil. Segundo ela, até então as crianças do Santos Dumont só possuíam uma escola voltada para este nível de ensino, e por este motivo ela se sentia satisfeita em ampliar o atendimento no bairro.
Conforme a secretária, é uma meta do governo democrático e popular ampliar o atendimento às crianças de 04 a 06 anos de idade, porque essa é uma prioridade da atual administração. Ela enfatizou que as escolas da rede não são prédios frios. “Nós temos a preocupação de equipar as escolas com brinquedos e jogos educativos, dando a possibilidade dos professores trabalharem as mais diversas expressões com as crianças”, observou.
Antes de encerrar o discurso, a secretária presenteou a escola com uma obra da escritora Maria Clara Machado, patrona da unidade escolar. A entrega da Escola Maria Clara Machado foi o último ato da secretária Ana Lucia Menezes, que se afastará do cargo para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa.

NOVAS ESCOLAS

O prefeito Marcelo Déda iniciou o seu pronunciamento reconhecendo os valores do Santos Dumont, que para ele é um dos poucos bairros da cidade que possuem a cara da resistência do povo de Aracaju. Déda ressaltou ainda o trabalho realizado pela professora Maria Marques, uma das pioneiras e fundadora da primeira escola do bairro.
Conforme o prefeito, foi com muita honra que o município teve a oportunidade de alugar o prédio edificado por Maria Marques e sua família e onde a partir de agora funciona a Escola Maria Clara Machado. “Nós estamos fazendo isso para que o sonho de Maria Marques não morra, para que a sua luta não acabe e para que a sua esperança de ver as crianças do Santos Dumont recebendo uma educação de qualidade não seja destruído”, disse.
Ele disse ainda que nos últimos 13 meses de administração foram reformadas 14 escolas, a maioria delas contou com obras de ampliação, novas salas, que deram condições de ampliar o atendimento e oferecer mais conforto para alunos e professores. Segundo o prefeito, também foram inauguradas seis novas escolas. ‘Nos bairros onde não existiam terrenos para construir ou onde iria demorar mais de um ano para efetuar a edificação da escola, nós não vacilamos, procuramos imóveis adequados e alugamos para que as crianças não ficassem sem vagas para estudar’, disse.
Déda acrescentou ainda que neste período de 13 meses, a Prefeitura de Aracaju além de investir na melhoria e construção dos prédios escolares também vem pagando os professores em dia e aprovou na Câmara Municipal o novo Plano de Carreira do Magistério, que criou as condições para organizar a carreira do magistério e abrir após um período de 15 anos as inscrições para o concurso público do magistério municipal, com a oferta de 350 vagas. “Na data do encerramento 14 mil professores se inscreveram”, afirmou, ao reconhecer que tudo isso foi feito graças a força, a paixão e a garra da secretária Ana Lucia Vieira Menezes, que em apenas um ano e quatro meses fez história e mudou a face da educação de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.