[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Um passo decisivo e histórico na consolidação das políticas sociais dirigidas aos adolescentes no município de Aracaju”. Assim a gerente de Projetos para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Edna Lúcia Souza, definiu a importância do Centro de Referência Especializado da Assistência Social inaugurado ontem à noite pelo prefeito Marcelo Déda.

O novo centro, situado na avenida São João Batista, no conjunto Costa e Silva, ampliará a capacidade de atendimento aos adolescentes sob tutela do poder judiciário de 70 para 150 jovens. “Este centro integra a estrutura de atendimento social dentro do projeto ‘Viver Legal’ destinado a adolescentes que estão cumprindo medidas sócio-educativas por determinação judicial”, afirmou a secretária de Assistência Social, Rosária Rabelo.

O descerramento da placa inaugural foi feito pelo prefeito Marcelo Déda, pelo vice-prefeito, Edvaldo Nogueira; pela gerente de projetos da Secretaria de Direitos Humano da Presidência, Edna Lúcia Souza, pela secretária Rosária Rabêlo e pelo tenente-coronel Georges Abraão, comandante do 28° Batalhão de Caçadores.

“Fiquei surpresa, pois pensei que seria uma solenidade simples e simbólica, e não contando com a participação maciça da população como vemos aqui. Esta realização com certeza representará um salto de qualidade no já reconhecido trabalho de assistência social desempenhado no município de Aracaju, que conta, como constatamos, com a participação e envolvimento da sociedade civil, entidades assistenciais, Ministério Público e o aval da população”, salientou Edna Lúcia.

Segundo ela, a aplicação dessas medidas sócio-educativas representa uma oportunidade vital de reconstrução da trajetória de jovens que, por motivos diversos, cometeram infrações penais e agora buscam retomar o seu desenvolvimento salutar.

As afirmações da gerente foram confirmadas pelo depoimento do jovem Jeverton dos Santos,
um dos egressos do programa, e que agora já está inserido em outras iniciativas de
capacitação do município. “O programa me mostrou a importância de mudar de vida, crescer
e ser mais um cidadão de bem de Aracaju”, declarou.

Já o prefeito Marcelo Déda enfatizou a importância do papel que será desempenhado no novo
centro. “Como afirmou a representante da Secretaria de Direitos Humanos, através desse
centro nós estamos dando um passo concreto e objetivo na tarefa de reeducar e reinserir
estes jovens que praticaram pequenos delitos, cumprindo nosso papel com responsabilidade
social”, disse.

“Nós precisamos compreender o avanço do ponto de vista legal e político que significou a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determinou a adoção de medidas diferenciadas para os jovens que por ventura cometam algum delito, e os frutos disso já podem ser vistos na completa reintegração social de jovens que poderiam estar definitivamente inseridos no mundo do crime”, afirmou. “Por tudo isto, esta é uma ação que me traz muita alegria e satisfação, já que estes resultados também se refletem em conquistas históricas como o título de melhor capital do Norte e Nordeste e 12ª capital do país em qualidade de vida”, declarou o prefeito Marcelo Déda.

Participaram da solenidade os vereadores Emanuel Nascimento, líder do prefeito na Câmara, e Sérgio Góes; o novo procurador-geral do Município, Luís Carlos de Santana, o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro José Araújo; a promotora do Ministério Público, Conceição Figueiredo; a presidente do Instituto Lourival Fontes, Ana Lúcia de Santana; o superintendente do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo, dentre outros representantes de órgãos federais, entidades assistenciais, secretários municipais e lideranças comunitárias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.