Prefeito homenageia mulheres com troféus Núbia Marques e Mulher Destaque 2005
A festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Iate Clube de Aracaju, contou com a presença de diversas autoridades e mulheres que se destacam na defesa dos direitos dos negros, no Ministério Público, nas artes, na educação, na imprensa e em muitos outros setores. As cinco secretárias integrantes da administração municipal Rosária Rabelo (Assistência Social), Teresa Cristina (Educação), Karlene Sampaio (Funcaju), Rosangela Santana (AjuPrevi) e Lúcia Falcón (Planejamento), assim como a primeira-dama, Eliane Aquino, também foram homenageadas com buquês de flores.
“Nós temos que agradecer a luta de todas as mulheres que em seu tempo e em seus países levantaram-se para levar adiante a idéia de humanismo generoso, vivendo a beleza e o sofrimento de sua condição de mulher”, disse o prefeito Marcelo Déda. “O dia de hoje é para reafirmarmos o grande valor da presença feminina em nossa história e agradecer a força da colaboração das mulheres do Brasil, que têm uma grande alma. Como disse o poeta português Fernando Pessoa, tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, acrescentou.
Núbia Marques
Assistente social, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), romancista, jornalista e poetisa, Núbia Marques tem vários livros publicados em diversos gêneros literários. Ela foi a primeira mulher a vencer o tabu e ingressar na Academia Sergipana de Letras (ASL). Dentre suas principais obras estão os livros “Sinuosas em Carne e Osso” (1961), “O Sonho e a Sina” (1979) e “O Passo de Estefânia” (1982).
No troféu que leva seu nome está impressa a poesia “Afirmação”, de sua autoria. O texto diz: “A vida vale pelo amor que se tem / A vida vale pelo amor que se é / A vida vale pelo amor que é encontro / A vida vale”. “Este é um verdadeiro programa e atitude de vida”, disse o prefeito Marcelo Déda.
O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o gerente executivo do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo; as vereadoras Tânia Soares e Conceição Vieira; os secretários municipais Nilson Lima (Finanças) e Oliveira Júnior (chefe de Gabinete do prefeito); o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Ibarê Dantas, além de muitas outras autoridades também participaram das homenagens da Prefeitura de Aracaju ao Dia Internacional da Mulher.
Confira a lista de homenageadas com o troféu Núbia Marques
1 – ADÉLIA MOREIRA PESSOA
Advogada, professora da Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe, da Escola Superior da Advocacia de Sergipe e da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe. É promotora de justiça e professora da Universidade Federal de Sergipe aposentada, membro da diretoria nacional do Instituto Brasileiro de Direito da Família, com atuação marcante na Ordem dos Advogados do Brasil em defesa dos direitos humanos, foi Membro da Comissão de Acompanhamento da Constituinte do Conselho Federal da OAB e da Comissão do Ensino Jurídico.
2 – ADELINA LEILA SANTANA DE LIMA
Psicopedagoga, orientadora educacional, atuou, juntamente com a poeta Núbia Marques, na criação do Centro da Mulher Sergipana, contribuindo com a criação da Delegacia da Mulher, como alternativa de combate à impunidade e da violência contra as mulheres.
3 – AMÉLIA MARIA CERQUEIRA UCHÔA
Vice-reitora da Universidade Tiradentes, formada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar.
4 – ÂNGELA MARIA DE MELO
Professora, militante do movimento sindical, representante da Central Única dos Trabalhadores no Conselho dos Direitos da Mulher
5 – BEATRIZ GÓIS DANTAS
Antropóloga, Professora emérita da Universidade Federal de Sergipe, pesquisadora nas áreas de folclore, cultos afro-brasileiros, etno-história indígena
6 – CAROLYNA ESTELLA CARVALHO
Natual da Califórnia, nos Estados Unidos, formada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Boston. Radicada em Aracaju desde 1973, fundadora da Rosa Azul, uma instituição Não Governamental que atende portadores de deficiência, pioneira na luta em defesa dos direitos da pessoa portadoras de necessidades especiais. É atual presidente do Centro de Integração Raio de Sol.
7 – CONCEIÇÃO FIGUEIREDO
Promotora de Justiça, titular da Primeira Curadoria de Família e
Sucessões, atuante nas causas em defesa da população infanto-juvenil, atualmente exerce o cargo de diretora do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência do Ministério Público (NAIA).
8 – ENRICA MININI
Nascida em Roma, na Itália, radicada no Brasil desde 1966. Formada na Universidade Católica de Milão. Tem forte atuação no Projeto Promoção do Homem do Campo de Sergipe e faz parte da Associação da Fraternidade Internacional (AFI). É coordenadora da Sociedade Sergipana de Cultura, da Pastoral Social da Arquidiocese de Aracaju e da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju.
9 – EUZA MISSANO COSTA
Promotora de justiça, com atuação na Promotoria de Defesa do Consumidor. Atualmente é diretora do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Sergipe.
10 – ILDETE SOARES CALDAS
Médica ginecologista, com especialização em Colposcopia, em Paris, na França. É presidente da Sociedade Sergipana de Colposcopia.
11 – ISABEL SANTOS NEVES
Cursou História na Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduada em Arte e Educação pela Faculdade São Luis e Aluna especial de Mestrado na UFBA, iniciou carreira artística em 1978 no Grupo Comunicativo D’ Arte. Atriz do Grupo Imbuaça desde 1980.
12 – IVÂNIA PEREIRA DA SILVA
Bancária há 24 anos, militante do movimento estudantil, presidiu o Centro Acadêmico de Serviço Social da UFS, foi conselheira do CONEP e dirigente sindical. É coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres, membro do Partido Comunista do Brasil e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracaju.
13 – JOSEFA VIEIRA DE MELO
Líder comunitária do Bairro Coroa do Meio, uma trabalhadora rural, uma das primeiras moradoras do bairro, com forte atuação em defesa dos direitos do cidadão. É presidente da Associação dos Clubes de Mães da Coroa do Meio.
14 – LILIAN CARVALHO
Promotora de Justiça, iniciou a carreira na Promotoria de Defesa do Consumidor. Atualmente é integrante da Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência, onde atua
15 – LOURDES CORREIA DE ALMEIDA NEVES
Auditora fiscal, coordenou em Sergipe o Núcleo Especial de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, com atuação no interior do Estado, especialmente em olarias e cerâmicas no interior do Estado, tendo atuação nesta mesma área em Brasília e São Paulo. É delegada regional do Trabalho em Sergipe.
16 – KÁTIA MARIA DE SOUZA BARROSO
Voluntária em trabalhos com crianças e adolescentes na comunidade do Santa Maria e adjacências.
17- MARIA DO CÉU
Militante dos Movimentos Sociais desde a adolescência, Maria do Céu se destacou por suas opiniões e posições coerentes em defesa dos direitos humanos.
18 – MARIA DAS GRAÇAS SANTOS OLIVEIRA
Assistente social, servidora pública, que se destaca nas ações emergenciais da política de assistência social no município de Aracaju. É Gerente de Benefícios Eventuais e Emergenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
19 – MARIA ISABEL NUNES DOS SANTOS
Fundadora das Escolas de Samba em Aracaju, Coordenadora Estadual do fórum de entidades negras, Presidente da ASSAPE, Funcionária pública aposentada e Professora.
20 – MARIA LÚCIA DALFARRA – será representada pela médica, cantora e compositora JOÉSIA RAMOS.
Dalfarra é professora titular de Língua Portuguesa da UFS, Poeta, estudiosa do Discursso Feminino, especialiasta em Florbela Espanca e reconhecida internacionalmente como crítica literária.
21 – MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia, é Professora do Departamento de Serviço Social e dos Mestrados em Educação e Sociologia da Universidade Federal de Sergipe; Autora e co-autora de diversos livros e artigos sobre a questão de gênero, trabalho, direitos humanos, violência e políticas sociais.
22 – MARIA ANGÉLICA DE OLIVEIRA
Jornalista, Professora, presidente do Centro Espírita de Umbanda Paraíso dos Orixás. Integrante da Associação de Mulheres Trabalhadoras Negras, desenvolve um trabalho de conscientização sobre a anemia falciforme.
23 – MARIA JOSÉ SANTOS
Ganhou o carinhoso apelido de MIÚDA. Ela é técnica em enfermagem, aposentada após 25 anos de serviços prestados ao Hospital Cirurgia. Destacou-se no movimento sindical enquanto militante do Sindicato dos Servidores da Saúde, direção da CUT, e SINTASE nacional.
24 – MARIA LUCINDA MELO
Pedagoga com especialização em orientação educacional, pós-graduada em administração de empresas e em políticas públicas e terceiro setor, militante de movimentos sociais desde 1980, funcionária da Petrobras, fundadora do Instituto e Creche Menino Jesus, entidade que atualmente preside.
25 – MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DUARTE
Ganhou o carinhoso apelido de Baby Leite. É militante dos movimentos sociais, destacando-se entre as fundadoras do Sindicato das Empregadas Domésticas de Sergipe, onde trabalha há 15 anos na condição de voluntária.
26 – MARIANA DANTAS MENDONÇA
Única atleta nordestina integrante da seleção brasileira feminina junior de karate, é campeã mundial JUVENIL EM KATA E KUMITE, que se destacou em diversos campeonatos nacionais e internacionais.
27 – NIÚRA BELFORT
Jornalista desde 1985. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, foi coordenadora da Casa Abrigo para Mulheres Professora Núbia Marques. É militante da União Brasileira de Mulheres e repórter do Jornal CINFORM.
28 – NAZARÉ CARVALHO
Professora, radialista, foi vereadora de Aracaju por vários mandatos.
29 – THAÍS BEZERRA
Há 27 anos exerce a profissão de jornalista. Atua como assessora de imprensa e Colunista Social
30 – WALKYRIA SANDES DE SÁ
Atriz, faz teatro desde 1971, é professora de teatro, funcionária aposentada da Universidade Federal de Sergipe, coralista e atualmente trabalha com crianças especiais.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito homenageia mulheres com troféus Núbia Marques e Mulher Destaque 2005 – Fotos: Wellington Barreto