Prefeito faz balanço da administração para secretários municipais de cidade do Equador
Para Güillermo Arguello, uma das principais experiências a serem levadas de Aracaju para Guayaquil diz respeito à identificação das carências da população. “Precisamos quantificar as necessidades da comunidade para que o orçamento seja distribuído com mais eficácia e o alcance das metas medido”, disse.
Dentre os variados tópicos explanados, o prefeito Marcelo Déda destacou a discussão sobre o papel das guardas municipais de todo o País, as implicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a participação popular nas decisões da prefeitura e a modernização administrativa conquistada neste mandato. “Tudo isso é muito valorizado na construção de um governo comprometido com a inclusão social. Podemos dizer que, de cada 10 metas, uma média de sete foram ou serão alcançadas, o que é uma média excelente”, afirmou Déda.
Com um mapa da cidade de Aracaju e outro de Sergipe, o prefeito mostrou aos secretários equatorianos as principais obras realizadas nos últimos três anos como a avenida São Paulo, a orla do bairro Industrial (que será inaugurada dia 19 de dezembro), a obra da Coroa do Meio e os 150 quilômetros de recapeamento já efetuados também mereceram destaque. “As obras não visam só o urbanismo e engenharia civil, mas integrar a cidade numa visão global de crescimento e desenvolvimento com a geração de oportunidades de emprego e renda e desenvolvimento econômico”, frisou.
Setores como a saúde, que avançou com a construção de sete novas unidades em bairros populares da capital e do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu), a informatização dos serviços oferecidos via internet e o aumento da arrecadação do município para financiar seus projetos com recursos próprios também foram pontos ressaltados.
“Nós pudemos verificar que Aracaju é uma cidade dinâmica que conta com um excelente planejamento estratégico e grande participação da sociedade em tudo, o que é muito positivo. A infra-estrutura aqui é encarada como problema social e as obras melhoram a economia dos bairros e a auto-estima da população, que põe sua força para um crescimento cada vez maior da cidade”, resumiu o diretor de Transportes e Desenvolvimento, Güillermo Arguello.
Os três secretários equatorianos vieram a Aracaju por uma iniciativa de intercâmbio desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina, que recomendou visitas a quatro cidades brasileiras a fim de conhecer seus modelos administrativos. Aracaju foi escolhida juntamente com São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Durante todo o dia eles irão visitar as principais obras na capital e conhecer mais de perto os benefícios levados a toda população pela prefeitura da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito faz balanço da administração para secretários municipais de cidade do Equador – Fotos: Wellington Barreto