Prefeito entrega 434 certificados do programa Brasil Alfabetizado
“Vocês agora sabem ler, escrever e interpretar, e estão sentindo a importância disso em suas vidas”, sentenciou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao explicar que o Programa é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Governo Federal e é voltado para alfabetização de pessoas a partir dos 15 anos.
Representando os 434 alunos, a senhora Josefa Vieira de Melo, 74, uma das mais antigas moradoras do bairro Coroa do Meio, descreveu toda a emoção que passou a sentir ao iniciar a atividade da leitura. “Nós aprendemos a ler, escrever e contar. Agora posso entrar numa loja e não preciso mais perguntar o preço das coisas a outras pessoas. Isto é uma glória em nossas vidas. Agradeço a Deus por ter tido essa chance”, ressaltou a aluna, ao agradecer todo o empenho demonstrado pelos professores e o compromisso assumido pela Prefeitura. “Graças a esse trabalho de vocês, hoje me sinto com 14 anos e a alegria toma conta de mim”, disse Dona Josefa, às lágrimas.
Paulo Freire
A secretária municipal de Educação, Tereza Cristina da Graça, explicou que a metodologia aplicada no Programa segue os preceitos da Pedagogia de Paulo Freire, que preconiza a construção do conhecimento a partir da compreensão do próprio universo onde o indivíduo está inserido. “Esta também é uma grande conquista para a qualidade de vida de nossa cidade, já que os índices de analfabetismo influem diretamente nesse item. Como já oferecemos a melhor qualidade de vida do Norte/Nordeste, não descansaremos até extirparmos definitivamente o analfabetismo”, destacou a secretária.
Orgulho
O prefeito Edvaldo Nogueira, durante seu pronunciamento, revelou a sua surpresa ao encontrar Dona Josefa, uma pessoa a quem assegurou ter muito apreço, pois acompanhou pessoalmente fatos decisivos ocorridos em sua vida. “Conheço Dona Josefa desde 1979, quando eu, ainda no movimento estudantil, ao lado de Marcelo Déda e outras lideranças, participava de manifestações contra a iniciativa do prefeito da época que derrubou os barracos ocupados por pescadores, onde ela já morava, para a construção daquele projeto elitista e excludente que acabou não dando certo”, revelou.
“Naquele momento conheci Dona Josefa. De lá para cá muita coisa mudou. Há cerca de 60 dias tivemos um grande orgulho de entregar a obra de reurbanização da Coroa do Meio, e agora sinto um orgulho ainda maior ao lhe entregar esse diploma, que é um passo decisivo na afirmação de sua cidadania. É com muita honra que, como prefeito, estou aqui ao seu lado para compartilhar de sua alegria”, sentenciou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao protagonizar um momento de grande emoção para todos os presentes.
A solenidade também contou com a presença do secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg; da presidente da Aracaju Previdência, Rosângela Santana; da diretora de Ensino da Semed, Rosângela Cruz Silva; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria de Lourdes Correia; da coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado na Semed, Cristina Santos da Silva, além de educadores do Programa e familiares dos alunos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito entrega 434 certificados do programa Brasil Alfabetizado – Fotos: Márcio Garcez