[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de avaliar as ações do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) já concretizadas em Aracaju e definir novos projetos, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu na manhã de hoje, quarta-feira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, com o coordenador nacional do Programa, Francisco Mendes, do Ministério da Fazenda. Também participaram das discussões os secretários municipais Jeferson Passos (Finanças) e Lucivanda Nunes (Administração), além de técnicos das duas secretarias e da comitiva da coordenação do PNAFM.

O Programa é desenvolvido pelo Governo Federal junto às administrações municipais. O objetivo é criar condições para que as prefeituras possam modernizar a máquina administrativa e, dessa maneira, adotar procedimentos eficazes na gestão dos gastos públicos. O PNAFM opera através de financiamentos de projetos voltados a esses fins. Os recursos são destinados à aquisição de tecnologia, compra de equipamentos, construção e reforma de prédios públicos, consultorias e capacitação dos servidores.

Aracaju passou a fazer parte do Programa em 2002. “O PNAFM já nos ajudou muito. Este Centro Administrativo, por exemplo, foi construído com recursos do Programa. Além disso, o PNAFM foi responsável pelo aumento da arrecadação do município: quando chegamos à prefeitura, nosso orçamento era de R$ 180 milhões e hoje é de R$ 642 milhões. Também tivemos a qualificação dos servidores e a melhoria do atendimento à população”, afirmou Edvaldo Nogueira.

Segundo ele, agora novas ações e diretrizes estão sendo definidas para que o PNAFM se adeque ao planejamento da PMA até 2008 e continue contribuindo para a modernização da gestão municipal. O coordenador nacional do Programa também destacou a importância da continuidade dos projetos. “Foi cumprida uma primeira etapa. Com este novo ambiente, vamos passar para uma segunda fase, mais direcionada à melhoria da gestão propriamente dita. Primeiro criamos as condições, até mesmo do ponto de vista estrutural, e agora vamos investir na revisão de procedimentos e capacitação profissional”, disse Francisco Mendes.

De acordo com o coordenador, neste segundo momento estão previstas para Aracaju a implantação do novo sistema de informações georeferenciadas, a reforma da Procuradoria Geral do Município – que inclui a criação de novos sistemas e a melhoria do suporte de rede -, e a capacitação de servidores de várias secretarias. Na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), segundo Jeferson Passos, haverá o desenvolvimento de um novo sistema de controle tributário e contábil, criação de novos serviços via internet, capacitação de servidores e melhoria das instalações físicas.

Tudo isso deve constar no documento de revisão do PNAFM, que será elaborado pelos servidores e secretários municipais envolvidos nas atividades. A síntese será encaminha à Brasília e avaliada por técnicos do Ministério da Fazenda, para que o Programa tenha continuidade na capital, o que vai contribuir decisivamente para a prestação de serviços públicos de qualidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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