[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite de ontem, quinta-feira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realizou a abertura da 3ª Conferência da Cidade de Aracaju, no Espaço Emes. A Conferência é uma ação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio das secretarias municipais de Planejamento (Seplan) e Extraordinária de Participação Popular (SEPP), que acontece a cada dois anos. Seu objetivo é dar oportunidade ao cidadão de interagir com a administração pública e o resultado da conferência servirá de base para traçar os novos rumos estruturais do município nas áreas de arquitetura e urbanismo.

Cerca de mil pessoas assistiram à cerimônia de abertura realizada pelo Coral da Petrobras, que tocou o hino nacional brasileiro regido pelo maestro Antônio Sérgio Teles Chagas. Também houve a apresentação do dançarino performista César Leite, com sua boneca Genoveva. A conferencista da palestra ´O Desenvolvimento das Cidades´ foi Elizabeth Alessi Walter Gonçalves, representante do Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica em Aracaju.

Na ocasião, o Edvaldo Nogueira disse que é um orgulho muito grande participar pela primeira vez do evento como prefeito de Aracaju. “Nós precisamos sentir a alma da cidade, ela tem o tijolo, o cimento, o concreto, mas também tem alma. O mundo moderno exige do poder público que inclua a sociedade em suas decisões e foi pensando nisso que colocamos em destaque na nossa gestão a participação popular”, afirmou.

Ainda na abertura da Conferência, o prefeito reafirmou a conquista de importantes recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para serem investidos em Aracaju. “Aproveito para dizer que conseguimos trazer através do PAC, em reunião com a ministra Dilma Rousseff [chefe da Casa Civil], ao lado do governador Déda, R$ 98 milhões para serem investidos nas zonas periféricas de Aracaju”, informou. Edvaldo disse ainda que o investimento irá se concentrar nos bairros Coqueiral e Santa Maria. “Vamos construir no município de Aracaju mil casas populares no Santa Maria. Serão 30 milhões nos bairros da zona norte da cidade e mais 60 milhões na zona sul. Quero encerrar com um verso de um cantor que gosto muito, Raul Seixas: ´Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é uma realidade´”, informou Edvaldo.

O secretário Municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, disse que a Conferência promete trazer importantes propostas que contribuam para a cidade. “Quando o prefeito Edvaldo convoca as diversas camadas sociais para discutir a cidade e seu espaço social é algo extraordinário e fundamental. É muito importante que a Prefeitura invista grandes recursos em obras estruturais. Temos certeza que ao final do dia teremos propostas que ajudem no desenvolvimento urbano”, destacou.

A secretária do Estado de Planejamento, Lúcia Falcon, ficou emocionada no evento. “Estou emocionada de estar aqui, pois em 2003 o governo Lula criou o Ministério das Cidades e convocou imediatamente o Congresso da Cidade. É um momento histórico, estão aqui presentes a União, o Estado e o município de Aracaju juntos, com um mesmo ideal. No Estado hoje, quase 20 mil pessoas participam do Planejamento do Desenvolvimento Territorial e Participativo de Sergipe em 74 municípios com a participação popular”, relatou.

A 3ª Conferência da Cidade de Aracaju tem o apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Ministério das Cidades e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).

Estiveram presentes os secretários do Município Jéferson Dantas (Finanças); Valmor Bezerra (Emurb); Luciano Pimentel (Seplan); Rômulo Rodrigues (Sepp); secretário Adjunto de Comunicação Rafael Galvão; Bosco Rolemberg (Chefia de Gabinete); Sílvio Santos (Governo); Carlos Magno (Fundat); Coronel Magno Silvestre (Guarda Municipal); Marcos Ramos (Saúde); Antônio Samarone (SMTT); Tereza Cristina (Educação). Além de representantes de inúmeros órgãos como a Professora Vera Lúcia França, representando o conselho de desenvolvimento urbano e ambiental; Marcos Antônio Queiroz, representando o superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Gilberto Occhi; Ana Amélia Vieira, gerente da agência Setor Público do Banco do Brasil; Welinton Costas, presidente do Crea; Danusa Silva Menezes, presidente da Adema; entre outros.

Também estiveram presentes os vereadores Rosângela Santana, Robson Viana, Fábio Henrique, além do secretário de Estado das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa e representando o governador de Sergipe Marcelo Deda, a secretária do Estado de Planejamento, Lúcia Falcon.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, sexta-feira

Abertura: Coral Canarinhos de Aracaju – 8 h

Instalação da mesa – 8h20

Leitura e Aprovação do Regimento – 8h30

Palestras – 8h30

Tema 1: Programa Nacional de Habitação, Plano de Aceleração do Crescimento e III Conferência da Cidade
Palestrante: Inês Magalhães (secretária Nacional de Habitação)

Tema 2: Política de Desenvolvimento Urbano e Intervenções nas Cidades.
Palestrantes: Luciano Azevedo Pimentel (secretário Municipal de Planejamento), Wellington Costa (presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea/SE)

Tema 3: Gestão Associada nos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos no Âmbito da Lei do Saneamento e da Política Federal de Saneamento Básico
Palestrante: Nadja Limeira Araújo (gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental)

Tema 4: Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe
Palestrante: Maria de Lúcia de Oliveira Fálcon (secretária de Estado do Planejamento)

Encerramento
Almoço – 12h30

Grupos de trabalho – 14h
Participação dos conferencistas nos 10 grupos de trabalho
Temáticas:
– Universalização dos Serviços da Saúde;
– Universalização do Ensino Público de Qualidade;
– Garantia de Segurança ao Cidadão;
– Proteção Social à População Mais Vulnerável e as Minorias;
– Desenvolvimento Urbano e Habitação;
– Cultura Esporte, Lazer e turismo;
– Modernização e Democratização da Administração Pública;
– Infra-Estrutura: Sistema Viário,Transporte, Energia, Saneamento Ambiental;
– Indústria, Comércio e Serviços;
– Política de desenvolvimento Urbano e Intervenções nas Cidades/ Capacidade e forma de Gestão das Cidades.

Plenária – 16 h
Apresentação, discussão e votação das propostas:
– Conferência da Cidade
– Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo

Coffe-break – 17h40

Eleição dos delegados 18h30
– Conferência das Cidades (Estadual)
– Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo

Encerramento dos Trabalhos – 19h30[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.