[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta segunda-feira, dia 17, o prefeito Marcelo Déda recebeu o ministro da Saúde, José Serra, no Centro de Saúde Dona Jovem, no bairro Industrial, para a solenidade de inauguração oficial do sistema de funcionamento do cartão SUS.
Participaram da solenidade o governador Albano Franco; o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho; a secretária de Estado da Saúde, Marta Barreto; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góes; o deputado federal Augusto Franco Neto; o gerente-geral do Cartão SUS, Renato Machado, dentre outras autoridades.
O prefeito Marcelo Déda demonstrou ao ministro o funcionamento do software e sistema operacional que já vem sendo desenvolvido em Aracaju, utilizando os cartões dos usuários Maria da Conceição Santana, José David Santos e Maria Medeiros dos Santos, que estavam na unidade de saúde.
“José Serra é um homem público pelo qual dedico o maior respeito político e pessoal, e com quem tive a honra de conviver no Congresso Nacional e, sem favor nenhum, tem tido a oportunidade de construir uma gestão na saúde brasileira que reescreveu a história da política pública de saúde neste país”, disse Déda.
Em seguida o prefeito expôs ao ministro um relatório detalhado do sistema SUS no município de Aracaju, que já atinge 28 Unidades, com 120 Terminais de Atendimento SUS – TAS, já instalados.
“É com extrema satisfação que mostramos ao ministro os números que Aracaju conseguiu neste curto espaço de tempo e que já representam um referencial, pois somos uma cidade piloto na implantação do sistema. Temos 265.500 usuários cadastrados, o que representa cerca de 60% da população e 500 profissionais treinados para operar o sistema”, declarou o prefeito.
Aracaju foi uma das três cidades piloto escolhidas para iniciar a implantação do sistema, e desde abril deste ano, foi iniciada a distribuição dos cartões e a instalação dos terminais.
“Isto representa uma revolução nos procedimentos de atendimento, gerenciamento, logística e de melhoria de qualidade na saúde pública no Brasil. Aracaju participou ativamente da implantação das primeiras diretrizes do projeto, discutindo não apenas a instalação do aparato tecnológico, mas a compreensão do que esta modificação no sistema de saúde vai significar para o nosso município e para o Brasil”, destacou.
O prefeito mostrou ao ministro José Serra um demonstrativo detalhado das atividades compreendendo desde atividades de odontologia, procedimentos do PSF, distribuição de diagnósticos, cobertura vacinal, controle de ocorrências de doenças infecto-contagiosas, dentre outras, explicando que todas estas informações estão incluídas no sistema operacional do cartão.
O ministro José Serra demonstrou surpresa e muita satisfação com os dados e o planejamento apresentados, e fez questão de elogiar a atuação do prefeito e do secretário de Saúde.
“Estou extremamente contente em ter vindo aqui para realizar a implantação do cartão SUS. Recentemente, numa entrevista, me perguntaram quais as minhas frustrações à frente do ministério e eu citei o cartão SUS, que tive a idéia de lançar em 1998 e enfrentamos diversos problemas para implantar no país. Mas, hoje aqui eu me realizo, pois estou vendo o sistema começar a funcionar, e a gente sabe que quando uma coisa pega ela tende a se alastrar através do exemplo”, declarou o ministro.
O ministro explicou que durante a concepção do projeto foram citadas 40 cidades que poderiam funcionar como piloto, e ele, pessoalmente, indicou Aracaju para ser uma delas, e está muito satisfeito em constatar que a experiência funcionou. “A exemplo de sua atuação como parlamentar, tinha certeza de que Marcelo Déda teria um desempenho excepcional como administrador mostrando todo o talento que o fez, em pouco tempo, um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional, e que agora, demonstra a sua competente militância no partido da saúde”, disse o ministro José Serra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.