Prefeito e governador debatem reestruturação do trânsito nas alças das pontes Aracaju-Barra e Rio do Sal
“Nossa intenção é discutir soluções que permitam que essas duas pontes possam servir à população sem criar uma situação de caos no tráfego da cidade. Para isso são necessários investimentos na rede viária, especialmente do bairro Industrial. O governador trouxe uma proposta, nós vamos analisá-la e dar uma breve e urgente resposta”, afirmou o prefeito Marcelo Déda.
A proposta prevê que a rua João Rodrigues e a avenida José Conrado de Araújo (no bairro Industrial), além da avenida Euclides Figueiredo recebam investimentos de infra-estrutura para adequá-las ao novo fluxo de veículos, inclusive caminhões pesados, decorrente da construção das duas pontes.
“Para que as pontes possam ser funcionais e servir de modo tranquilo tanto as populações de Aracaju e Socorro, quanto de Aracaju e Barra dos Coqueiros, será necessário ampliar as avenidas, recapeá-las e até trocar a base e sub-base, já que elas não foram projetadas para um fluxo tão intenso de veículos”, informou o prefeito.
De acordo com ele, será fundamental construir um programa de intervenções que não provoque nenhum tipo de congestionamento na ligação das pontes com as avenidas de Aracaju. “Na primeira audiência que tive com o governador depois que se anunciou a construção da ponte Aracaju-Barra nós mostramos os impactos que precisariam ser analisados e estudados”, relatou Marcelo Déda.
Uma auditoria sobre a situação do trânsito nas proximidades das pontes foi contratada pelo governo estadual a pedido da prefeitura. “É preciso preparar as vias para receber este novo fluxo verificado no estudo da auditoria para que não haja engarrafamentos, desgaste precoce da malha viária e para que não haja ônus inesperados para a prefeitura”, frisou Marcelo Déda.
Segundo ele, a maior parte dos recursos aplicados para a execução das obras deverá ser proveniente do governo do estado. “Nós não criaremos nenhum tipo de impedimento para a obra porque não fazemos política prejudicando a sociedade. Mas sabemos que este tipo de serviço custa caro e não estava previsto na planilha de custos da prefeitura. Neste sentido, temos que verificar que tipo de participação o município vai ter e qual a parte que vai caber ao estado”.
A construção de ciclovias, reforço das bases asfálticas e remodelamento de terminais de ônibus são pontos a serem estudados pelo presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça, e os secretários de estado da Infra-Estrutura, Luiz Durval e de Planejamento, Sérgio Fontes, presentes ao encontro entre o prefeito Marcelo Déda e o governador João Alves. Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário municipal de Comunicação, Milton Alves, e o secretário de estado da Comunicação, César Gama.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito e governador debatem reestruturação do trânsito nas alças das pontes AracajuBarra e Rio do Sal – Fotos: Márcio Dantas