[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, destacou hoje a importância da participação do Nordeste na formulação da política brasileira de preservação ambiental. A posição do prefeito foi defendida durante a Reunião Ordinária do Conselho Regional dos Gerentes Executivos do Ibama no Nordeste, que começou hoje e será realizada até o próximo sábado, 14, no Hotel Aquários.

Com o tema “Matriz Energética Para o Nordeste e Sustentabilidade: Uma Alternativa ao Uso Indevido da Caatinga, Mata Atlântica e os Ecossistemas Associados”, o evento vai discutir meios para extração de fontes de energia naturais que sejam menos impactantes.

“O Nordeste brasileiro é a região cuja natureza tem sido mais agredida ao longo dos cinco séculos de construção da nação brasileira. Este encontro é fundamental para fortalecer a região e aumentar o peso político dos nordestinos na política de preservação ambiental comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, destacou o prefeito.

De acordo com ele, a reunião dos gerentes do Ibama vai ajudar a perceber as singularidades de cada estado nordestino e também os pontos comuns entre eles. “A busca de sustentabilidade da economia é um meio para a consolidação de um processo de justiça social e estabelecimento de padrões ambientais justos”, frisou.

Além de dar as boas-vindas ao presidente nacional do Ibama, Marcus Barros, e também aos gerentes executivos da instituição em todo o Nordeste, Marcelo Déda fez um alerta sobre a exploração da carcinocultura (cultura de camarões). “Precisamos de um projeto responsável, que inclua a participação das comunidades que sobrevivem da pesca, porque a exportação de camarões tem tudo para ser uma das grandes pautas de exportação do Brasil”.

Para o presidente do Ibama, Marcus Barros, o conselho de gerentes nordestinos lidera os outros conselhos de gerentes executivos do Ibama no Brasil. “Discutir a caatinga do Nordeste pode produzir uma racional e excelente política nacional, feita por quem está na ponta e conhece de perto os problemas”, ressaltou.

Segundo ele, a utilização de espaços com racionalidade ecológica tem sido um ponto de destaque para o avanço das relações do Ibama com órgãos públicos, empresas e até instituições militares. “Estamos reestruturando o Ibama pela base para organizar os espaços humanos da instituição e esta reunião em Aracaju reforça a voz do Nordeste”, acrescentou.

O gerente executivo do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo, encerra amanhã o mandato de dois anos à frente da presidência do Conselho Regional do Nordeste (Corene). “O Corene está rearticulado para ajudar a administração do Ibama em nível nacional e ordenar as ações do Nordeste para dar respostas à sociedade. Espero que saiamos daqui com uma agenda de trabalho e soluções alternativas para os problemas que vamos discutir”, afirmou.

Parques Nacionais

O prefeito Marcelo Déda aproveitou a presença do presidente do Ibama em Aracaju pedir ainda mais agilidade na tramitação dos processos que criam o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, o Parque Nacional do Ibura e o Parque Nacional de Xingó. “Quanto mais o turismo estiver ligado à preservação da natureza, mais atrativos teremos”, ratificou ele, que finalizou sua participação no evento convidando todos os presentes a conhecer as belezas da capital.

Além das autoridades já citadas, participaram da abertura da Reunião Ordinária dos Gerentes Executivos do Ibama no Nordeste a presidente da Adema e representante do Governo do Estado, Gleideneide Teles; o vice-presidente do Corene e gerente executivo do Ibama na Paraíba, Erasmo Lucena; o curador do meio-ambiente em Aracaju e Socorro, Sandro Luiz da Costa; além de representantes do Ibama em nível nacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.