Prefeito destaca importância do amor à Pátria nas comemorações do Dia da Bandeira
“O mais belo sentimento que o ser humano carrega é o amor e não há povo que ame mais o seu país que o brasileiro. Mas essa capacidade de amar, que muitas vezes é expressa de forma larga no cotidiano através da nossa força para enfrentar e superar problemas, ainda é tímida nos dias cívicos”, avaliou Marcelo Déda. “E a nós cabe a responsabilidade de convocar a nação a olhar-se e orgulhar-se de si e de sua história”.
No início da solenidade, o prefeito, acompanhado do comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), coronel Fernando Melo, e do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Joubert Uchôa, hastearam respectivamente as bandeiras do Brasil, Sergipe e Aracaju ao som do Hino Nacional executado pela banda de música do batalhão.
Soldados do Exército, Marinha e guardiões do município, além de quase 100 alunos das escolas municipais Presidente Vargas, Manoel Bonfim e Oscar Nascimento abrilhantaram a comemoração entoando os hinos nacional, da Bandeira e do sesquicentenário de Aracaju. Este último foi interpretado também na linguagem de libras pelo coral Mãos Falantes, formado por crianças da escola municipal Oscar Nascimento.
“Os dias cívicos são os dias de enamorar-se ainda mais pela Pátria e quebrar a timidez”, falou Marcelo Déda ao citar exemplos de civismo dado por países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos. “Mas não precisamos mais do que os exemplos de luta e dedicação de nosso próprio povo. Independente de governos, o Brasil continua uno e nós precisamos fazer com que nossos filhos carreguem nossos símbolos com orgulho e respeito”, enfatizou.
Valorização dos símbolos nacionais
As comemorações de hoje foram marcadas ainda pelo lançamento oficial da campanha Empresa Cidadã, desenvolvida na capital sergipana pela (Unit), Associação Comercial de Sergipe (ACSE), Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) para estimular o patriotismo.
A primeira ação do projeto é incentivar a fixação de bandeiras nacionais nas fachadas das empresas sergipanas e, como ponto de partida, três delas foram entregues esta manhã. O reitor Joubert Uchôa entregou um pavilhão nacional empresário José Tavares Santos, dono do Mundo da Construção. De acordo com o reitor, a empresa foi a primeira a participar da campanha com a construção de um mastro que permitirá a visão da bandeira a 200m de distância.
O empresário Flávio Andrade recebeu sua bandeira das mãos do presidente da CDL, Gilson Figueiredo, e o lojista do shopping Riomar, Lauro Vasconcelos, recebeu o pavilhão de Jorge Santana, presidente da ACSE.
Exposição aberta
Para celebrar o Dia da Bandeira também foi aberta hoje no Memorial instalado pela Prefeitura de Aracaju na praça da Bandeira a exposição temporária “A República Brasileira”, que permanecerá no local até o dia 31 de dezembro. Lá estão expostas a bandeira provisória da República, reproduções de fotografias que retratam a proclamação da República e fotos dos participantes do primeiro Congresso da República.
O Memorial da Bandeira está aberto de segunda a sexta-feira das 8h ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Além das autoridades já citadas, o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro Araújo; o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, major PM Eduardo Henrique Santos; diversos secretários municipais e a comunidade em geral prestigiaram a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito destaca importância do amor à Pátria nas comemorações do Dia da Bandeira – Fotos: Márcio Dantas