[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda decretou luto oficial de três dias no município de Aracaju pela morte do líder político e deputado federal Miguel Arraes (PSB-PE), aos 88 anos, ocorrida na cidade do Recife/PE, no último sábado. Ele era presidente nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e estava internado há 59 dias na capital pernambucana. “O Brasil perdeu um dos mais expressivos líderes políticos do século 20”, afirmou o prefeito, em declaração concedida na manhã de hoje:

“Miguel Arraes fez da sua trajetória política um instrumento a favor do Brasil e do seu povo. Foi, sem dúvida alguma, uma das maiores lideranças que o Nordeste já produziu nesse país.

Como prefeito do Recife e governador de Pernambuco, nos anos 60, ele iniciou um trabalho de construção de governos populares com programas voltados para os mais pobres e com o compromisso sincero com o fim da exploração e da opressão do povo nordestino. Em função do seu trabalho e da sua solidariedade às classes trabalhadoras, aos camponeses e aos oprimidos, Miguel Arraes foi deposto, exilado e transformado num dos maiores inimigos da ditadura. No exílio, manteve inquebrantável a sua fé no Brasil.

O seu retorno à nossa pátria, com a anistia, foi um dos mais belos momentos da história política recente, não apenas para os pernambucanos, mas para todos os brasileiros que viram na sua volta um alento na luta pelo fim da ditadura e pela construção da democracia. Manteve-se coerente e fiel ao seu pensamento. Revelou grande habilidade na construção de alianças políticas que possibilitaram o seu retorno ao governo de Pernambuco, e a sua presença sempre constante nas grandes discussões da vida nacional.

Mas, não obstante à sua habilidade e capacidade de diálogo que sempre revelou, jamais abriu mão do seu compromisso com o povo brasileiro e do seu ideário socialista. Portanto, é uma perda que fará grande falta ao Brasil, especialmente num momento em que a sua experiência, a sua liderança, o seu descortino e, sobretudo, a sua fé inquebrantável no Brasil seria muito útil. Seus conselhos farão falta nesse momento difícil que o Brasil atravessa”, declarou o prefeito Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.