[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No próximo mês de dezembro, as obras do viaduto jornalista Carvalho Déda – localizado entre as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rolemberg e Tancredo Neves -, serão concluídas. A afirmação é do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que visitou na manhã de hoje, sexta-feira, o canteiro de obras do viaduto. “A obra está completamente avançada, a data e a hora da inauguração serão informados em dezembro”, adianta o prefeito.

O viaduto está sendo erguido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Segundo o Edvaldo Nogueira mais de 60% da obra já foi concluída. “O cronograma está sendo rigorosamente cumprido. Acredito que em dezembro o viaduto esteja pronto, mas a parte seguinte que será a iluminação e a jardinagem se estende um pouco mais, por isso, estamos estendendo o prazo. Os recursos financeiros também estão em ordem”, avisa.

Para o prefeito a obra está bonita e vai colocar Aracaju na modernidade, além de contribui para o desenvolvimento da cidade. “Para os que torciam contra a prefeitura, a prova é a realização do viaduto”, diz. Quando estiver pronto, o viaduto, que terá 347,5 metros de extensão, vai desafogar o trânsito e minimizar os engarrafamentos no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), especialmente em horários de pico, quando cerca de 90 carros passam a cada minuto pelo local.

O presidente da Emurb, Valmor Bezerra, observa que mesmo a construção do viaduto sendo de grandes proporções, o mais difícil foi a liberação das áreas próximas. “A parte de engenharia é uma coisa que nós conhecemos então não é difícil”, afirma. O engenheiro fiscal da Emurb Henrique Rodrigues, destaca que atualmente aproximadamente 68% do viaduto está concluído. “De concreto 70% da obra está pronta, de quatro alças que dão acesso ao viaduto, três também estão concretadas, a última deve ser iniciada na próxima semana”, conta.

O empresário Luciano Barreto ressalta a importância da obra para a solução da situação viária na rótula do DIA. “É inegável o sucesso da construção, sabemos que ela exigiu coragem, pois há reclamação em decorrência dos transtornos iniciais, mas só se administra com coragem e isso Edvaldo Nogueira tem sabido fazer. Também tudo isso não seria possível se não houvesse uma equipe competente como a da Emurb”, comenta o empresário.

Cerca de 250 homens estão trabalhando em ritmo acelerado no viaduto Jornalista Carvalho Déda. A rampa de acesso ao tabuleiro principal está sendo concluída e a rampa principal, localizada em frente ao Teatro Tobias Barreto, está em fase de reforço. Os muros de contenção estão com o acabamento na fase final. Há a finalização do escoramento metálico dos trechos 2 e 4. Estes trechos vão interligar a estrutura principal do tabuleiro, são os pontos de interseção das alças. O viaduto possui 347,50 m, uma altura máxima no vão central de 6,50 metros e as pistas terão 7 metros, já a ciclovia conta com 3,05 metros.

Estiveram presentes à visita, os secretários municipais Valmor Bezerra (Obras e Urbanização), Carlos Cauê (Comunicação Social), Bosco Rolemberg (Governo), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Sílvio Santos (Serviços Urbanos), Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania), Carlos Magno (Trabalho e Renda), Fabiana Pinho (chefia de Gabinete do prefeito), Tereza Cristina (Educação), Jeferson Passos (Finanças), além dos vereadores Dr. Gonzaga, Chico Buchinho, Robson Viana e o líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju, Emanoel Nascimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.