[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 desse mês em todo o país, a Prefeitura de Aracaju realiza, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o IV Fórum de Educação e Segurança para o Trânsito. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez na noite de ontem, terça-feira, no auditório do Hotel Quality, a abertura do evento.

A programação, que leva o emblema ´A cidade comemora a vida´, segue até o dia 23 com palestras, cursos, blitzen educativas, e outras atividades. Na primeira noite o tema discutido foi o da ´Mobilidade Urbana e Cidadania´, exposto pelo ex-superintendente da SMTT e atual coordenador do programa de Universalização de Energia da Região Geo-Elétrica Norte, Henrique Luduvice.

Antes da palestra, o prefeito Edvaldo Nogueira falou que essa comemoração se realiza após uma série de eventos e campanhas realizadas na Prefeitura de Aracaju em prol de um trânsito mais humano e com menos vítimas.

Para o prefeito o momento se faz ainda mais relevante após se constatar a diminuição das pessoas acidentadas nas ruas da cidade decorrente da implantação de algumas medidas, como a diminuição do limite de velocidade na capital. “Todo o nosso esforço, de diminuir a velocidade e lançar essas campanhas educativas, é importante, pois cada vez mais os acidentes que acontecem e todas as vítimas fatais são vítimas ou da embriaguez ou do excesso de velocidade”, disse o prefeito.

“A velocidade tem sido uma arma que tem tirado a vida de muitas pessoas. Então, é preciso que a gente pense a mobilidade urbana como um motivo de prazer que está presente no trânsito. Ela deve satisfazer o cidadão, ajudar e não ser um instrumento contra a qualidade de vida. Por isso todas as campanhas têm como elemento fundamental a melhoria da qualidade de vida do cidadão, do pedestre, do usuário do ônibus e do motorista, para que o carro não se transforme numa arma, mas num prazer”, complementou Edvaldo Nogueira.

Participaram da abertura do Fórum o presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade; o secretário de Transporte e Integração Metropolitana do Estado, Bosco Mendonça; o superintendente da Setransp, José Amâncio; o vereador Francisco dos Santos; o diretor do Detran, Francisco Dantas e a diretora do Sest/Senat, Daniela Queiroz. Além dessas autoridades, também presentes os secretários municipais de Participação Popular, Rômulo Rodrigues; de Comunicação Social, Carlos Cauê; de Governo, Bosco Rolemberg; de Finanças, Jeferson Passos; e ainda o presidente da Emsurb, Sílvio Santos.

Mobilidade Urbana

Esse foi o primeiro tema em debate no Fórum e o palestrante da noite, o ex-superintendente da SMTT Henrique Luduvice, discutiu as questões referentes a mobilidade urbana e cidadania. Segundo ele, o deslocamento de pessoas e mercadorias é hoje um dos importantes indicadores que definem a viabilidade de uma cidade no século XXI.

“Essa mobilidade torna a cidade mais competitiva e mais que isto, permite definir também a sua qualidade de vida. Esse é um compromisso da SMTT, do prefeito Edvaldo Nogueira e temos a absoluta convicção que a SMTT juntamente com as demais instituições que atuam no trânsito vão desempenhar um papel que certamente será uma referência em termos nacionais. Estamos extremamente orgulhosos de poder participar de uma abertura de uma semana como essa nessa importante capital”, declarou o palestrante.

Hoje os debates continuam sobre o ´Transporte Público´. Amanhã o tema será ´Educação no Trânsito´; e sexta-feira ´Trânsito e Meio Ambiente´. E o superintende Antônio Samarone ressaltou que o eixo central do trabalho da prefeitura para o trânsito é educação. “Hoje 40% dos esforços da SMTT são dirigidos para a educação”, disse, destacando ainda outras atividades da programação.

“Nós estamos com 40 pessoas nas ruas fazendo um trabalho de conscientização nas faixas de pedestres. Durante toda a semana eles estarão em vários pontos da cidade orientando as pessoas para uso correto da faixa. Além disso, estamos ofertando cursos de pilotagem segura para motociclistas, porque percebemos que o número de acidentes envolvendo esse público é muito grande; e ainda cursos de direção defensiva”, informou Samarone.

Para o aposentado Jonilson Azevedo, um dos participantes do Fórum, foi justamente a possibilidade de conhecimento que o atraiu para o evento. “Vim participar pelo meu interesse em conhecer melhor as leis do trânsito e saber como evitar acidentes, ficando atualizado com o tema. Sou habilitado, mas não dirijo, vou aprender como pedestre”, contou o participante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.