[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alegria e vitalidade marcaram a solenidade de premiação da I Olimpíada Geração Saúde do Idoso durante essa manhã, 18, no Centro Administrativo Aloísio Campos. As medalhas da competição realizada pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foram entregues pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, e pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Judite Melo, aos 1º, 2º e 3º colocados respectivamente.

A sala de reuniões ficou lotada com os vencedores das 11 modalidades disputadas no período entre 1º e 15 de setembro, que reuniu mais de 380 idosos assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de vários bairros de Aracaju e marcou o mês dedicado à 3ª idade. O prefeito Edvaldo Nogueira entregou as medalhas aos vencedores de cada categoria, posou para fotos e parabenizou os participantes.

“Para mim é uma alegria muito grande estar aqui com os competidores da melhor idade. É como se a gente rejuvenescesse, tivesse mais coragem, mais animação e mais vontade porque a demonstração que esses grupos de idosos do município dá é algo fenomenal. A alegria e a força de vocês mostram que é possível fazer um mundo melhor, vocês representam a esperança e mostram que, quando a gente quer, a gente pode. Para o município, a realização dessa Olimpíada nos enche de orgulho e mostra que a gente está no caminho certo”, declarou o prefeito.

Alegria e disposição

O competidor Antônio Cassimiro da Silva, terceiro colocado na disputa de Dança de Salão, resumiu o sentimento de muitos participantes. “Seria bom que todos os governantes fizessem isso, pelo menos livrava muito idoso que não tem ocupação de ficar pensando em coisas pequenas que só fazem mal. Essa é uma atividade onde a gente não está se desgastando, mas se distraindo”, disse. “Foi ótimo participar e, com fé em Deus, quero participar novamente”, completou.

Para a secretária Rosária Rabelo, a Olimpíada foi uma demonstração de capacidade. “Nesses 15 dias eles mostraram toda vitalidade numa demonstração clara de que a vida não termina na terceira idade. Muito mais que uma competição, eles mostraram integração, tiveram lazer e não apenas disposição física, mas inteligência e sabedoria em modalidades que exigiam isso. Para a Semasc, foi importante por permitir o acesso a um tipo de atividade onde a sociedade tem um certo preconceito de que o idoso não é capaz, mas eles mostraram que, quando querem, eles podem muito mais”, disse.

O casal vencedor na modalidade Dança de Salão, Manuel Batista do Nascimento, 72 anos e Valdelina do Nascimento 70 anos, levaram a cumplicidade de 49 anos de união matrimonial para a pista de dança. “Nós sempre dançamos, sempre que a gente tem tempo. Gostei muito, foi mais diversão do que competição”, contou Seu Manuel. “Foi bom demais, não achava que iria ganhar”, contou modesta Dona Valdelina. Agora o casal terá mais uma história para contar aos seus oito filhos, 16 netos e cinco bisnetos.

Maria Elza Vieira, 57 anos e vencedora em três modalidades diferentes, deu uma lição de disposição de dar inveja em muita gente. Vencedora na categoria Pião, foi também terceira colocada em Boliche e em Futebol de salão. Cheia de medalhas, ela conta orgulhosa: “Vou colocar na parede do meu quarto. Foi muito bom participar das brincadeiras. Espero ano que vem continuar participando”.

A satisfação dos participantes significa para a gerente do Programa Municipal de Atenção à Pessoa Idosa o bom resultado da Olimpíada. “Eu avalio como uma coisa positiva, principalmente porque a Semasc procurou incorporar atividades esportivas para a elevação da auto-estima, o bem estar e a qualidade de vida deles. Todos são vencedores pala garra, pela força demonstrada que foi algo emocionante”, contou.

Os Centros de Referência da Assistência Social com idosos nas melhores colocações receberam troféus. Como 1º colocado o CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo, contemplado com 24 medalhas; 2º lugar o Centro de Referência da Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, que conseguiu 16 medalhas e em 3º, o CRAS José Augusto Arantes Savasini com oito medalhas.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Boliche
1º lugar: Ederaldo José da Silva (Grupo de Convivência Renascer, São Conrado)
2º lugar: Valnete Santos (Gonçalo Rollemberg Leite, José Conrado de Araújo)
3º lugar: Maria Elza Vieira (CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo, Lamarão)

Dama
1º Valmir Santiago (Grupo Renascer)
2º Celestino dos Santos (CRAS Risoleta Neves, Alto da Jaqueira)
3º Maria Angélica Araújo (CRAS Antônio Valença Rollemberg, Augusto Franco)

Vareta
1º Deusdete de Almeida (CRAS do Porto Dantas)
2º Maria Helena Alves da Silva (CRAS do Porto Dantas)
3º Maria Anália de Jesus Santos (CRAS do Porto Dantas)

Pião
1º Maria Elza Vieira (CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo, Lamarão)
2º Maria Augusta de Jesus (CRAS do Porto Dantas)
3º Maria paulina de Andrade (Grupo de Convivência Bom Pastor, Sol Nascente)

Dominó (Duplas)
1º Maria Ednaura Souza e Maria Luiza Marques da Silva (Gonçalo R. Leite)
2º Maria Ferreira Dantas e Arlete Cardoso Lemos (CRAS José Savazini, Japãozinho)
3º Yoshio Ishizawa e Maria Paula da Silva (Grupo Fraternidade Josefina, O. Dantas)

Atletismo feminino
1º Lenilda Alves dos Santos (CRAS Madre Tereza de Calcutá, Jabotina)
2º Maria Aparecida Santos (Grupo Fraternidade Josefina, O. Dantas)
3º Maria Augusta de Jesus (CRAS do Porto Dantas)

Atletismo masculino
1º lugar: Manoel Pedro (CRAS Pedro Averan, bairro Manoel Preto)

Argola
1º lugar: Celestino dos Santos (CRAS Risoleta Neves, Alto da Jaqueira)
2º lugar: Terezinha Sena (Grupo Fraternidade Josefina, º Dantas)
3º lugar: Diamantina Flores (Grupo Renascer, São Conrado)

Baralho (Duplas)
1º Marlene dos Santos e Lourdes Tavares (Risoleta Neves e Gonçalo Rollemberg)
2º Aglaene da Cruz e Natividade da Cruz (CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo)
3º Maria Rosália dos Santos e Maria França (CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo)

Dança de salão
1º Manoel Batista do Nascimento e Valdelina Nascimento (Alto da Jaqueira)
2º Antônio Dimas e Almeida Santos (CRAS Gonçalo Rollemberg Leite)
3º Antônio Cassimiro e Natividade da Cruz (Lamarão)

Futsal
1º Equipe do CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo (Lamarão)
2º CRAS Antônio Valença Rollemberg (Augusto Franco)
3º Centro de Referência Profº Gonçalo Rollemberg Leite (José C. de Araújo)

Voleybol
1º Centro de Referência Profº Gonçalo Rollemberg Leite (José C. de Araújo)
2º CRAS José augusto Arantes Savazine (Japãozinho)
3º CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo (Lamarão)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.