Prefeito de Aracaju e governador do Estado assinam convênio para obras do viaduto do DIA
“Eu tinha certeza de que quando Marcelo Déda assumisse o governo do Estado, um de seus primeiros atos seria a liberação dos terrenos. Eu já esperava por este gesto de dignidade, responsabilidade e honradez, que é a demonstração política de como devem se comportar os homens públicos. Não tenham dúvidas de que vamos estar unidos para fazer cada vez mais pela nossa cidade”, assegurou Edvaldo Nogueira. “As parcerias com o governo do Estado e federal vão fortalecer ainda mais nosso trabalho em benefício dos aracajuanos”, acrescentou.
O viaduto do DIA foi idealizado ainda na administração do ex-prefeito e atual governador Marcelo Déda, que tomou as primeiras medidas para elaborar, licitar o projeto e assinar a ordem de serviço. Na administração do prefeito Edvaldo Nogueira a construção física foi iniciada. “Hoje o governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju começam juntos a tirar as pedras do caminho do desenvolvimento para que as mudanças fluam. É o fim da competição e início do tempo de colaboração que vai levar Aracaju e Sergipe ao crescimentos que queremos”, anunciou o governador.
Má vontade política
Tanto o prefeito quanto o governador reafirmaram que o maior impedimento à execução das obras do viaduto era fruto da disputa política que, de acordo com eles, motivou o ex-governador João Alves Filho a não ceder as áreas da Codise e do Teatro. “Ele chegou a dizer que não iria fazer convênio com a prefeitura porque não concordava com a obra, negando a importância que ela tem para garantir mais conforto e qualidade de vida ao povo de Aracaju”, contou o prefeito. “O que nós tivemos foi um gesto de perseguição política”, avaliou o governador Déda.
Na época em que foi deflagrado o processo de construção do viaduto, setores da oposição ao governo municipal chegaram a fazer previsões catastróficas sobre suas conseqüências. “Disseram que íamos causar uma inundação da cidade com os dutos da Deso, que não conseguiríamos alterar as fibras óticas da Telemar, mas estamos provando que era tudo mentira”, enfatizou o prefeito.
Segundo o governador Marcelo Déda, a Prefeitura de Aracaju havia sido extremamente colaborativa com o governo do Estado durante a construção da ponte Aracaju-Barra, o que não aconteceu com o viaduto do DIA. “Disseram que os dutos da Sergás iam explodir, que ia faltar água na cidade. A estrutura que há aqui, há em qualquer lugar desenvolvido dom mundo e nem por isso as cidades deixam de crescer. Será que não deviam fazer os metrôs de São Paulo, por exemplo?”, questionou.
A melhor solução
Muitos estudos de viabilidade técnica foram realizados pela Prefeitura de Aracaju antes que a obra do viaduto do DIA fosse sequer licitada. As soluções encontradas antes da elaboração do projeto não haviam se mostrado suficientes e duas opções principais foram analisadas: a construção de um elevado de terra armada nos moldes do que corta a avenida Hermes Fontes ou de um viaduto sobre pilotis.
Apesar de mais cara, a segunda opção mostrou-se mais viável para agilizar o trânsito e não prejudicar o conjunto arquitetônico da região. “Essa obra foi ditada pela necessidade e interesse públicos”, resumiu o governador Marcelo Déda. “É a realização de um sonho dos aracajuanos e prova da nossa visão de futuro, já que a zona de expansão da cidade é a zona Sul e o viaduto só vai facilitar o acesso aos conjuntos do PAR e tantos outros empreendimentos que estão se instalando na Aruana”, completou Edvaldo Nogueira.
A obra
Em nove meses da administração de Edvaldo Nogueira, estão erguidos 18 pilares, 224 estacas e instalados nove blocos de sustentação. Um terço dos dutos da Deso e 54% do gasoduto da Sergás já estão reassentados e, com a liberação do terreno da Codise, este trabalho será concluído com mais rapidez.
As ligações das avenidas Tancredo Neves e Adélia Franco pelas laterais do supermercado Extra e Igreja Universal estão praticamente prontas e o tráfego pela Trancredo Neves na intersecção com a área do viaduto está liberado para causar o mínimo de transtornos possível à população.
O viaduto do DIA terá 347,5 metros de extensão e vai acabar com o gargalo no trânsito da região, onde em horas de pico chegam a passar 90 carros por minuto. Bairros populosos como o Orlando Dantas, Santa Maria, Atalaia e conjunto Augusto Franco serão extremamente beneficiados.
A assinatura do convênio aconteceu no estacionamento do próprio Teatro Tobias Barreto (TTB) com a participação dos procurador geral do Estado, Edson Ulisses, dos secretários de Estado José Leite Prado (Administração) e Luís Alberto (Cultura) e do secretário da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa.
Prestigiaram o evento as primeiras-damas do Estado e município, Eliane Aquino e Indira Amaral; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góes; o prefeito de São Cristóvão, Zezinho da Everest; secretários do Estado e município; parlamentares federais, estaduais e municipais e diversas autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]