[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda assinou na manhã de hoje a ordem de serviço que autoriza o início imediato da construção do viaduto sobre a rótula do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). A obra vai desafogar o intenso tráfego de veículos e organizar o trânsito entre as avenidas Adélia Franco e Heráclito Rollemberg, que ligam a cidade de norte a sul, e a avenida Tancredo Neves, que passa pela interseção delas, ligando a entrada da capital à avenida Beira Mar.

“Esta será uma das mais importantes obras estruturantes da capital porque terá a marca da modernização e trará para o presente os objetivos futuros de uma malha viária eficiente”, avaliou o prefeito Marcelo Déda. Bairros populosos como o Orlando Dantas, Santa Maria, Atalaia, o conjunto Augusto Franco e a zona de expansão da Aruana que inclui milhares de novas famílias moradoras do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) serão extremamente beneficiadas.

O grande fluxo de ônibus por conta do terminal de integração do DIA, a movimentação de carros comuns e de caminhões por causa das fábricas, por si sós já justificariam uma intervenção onde hoje está a rótula. Com o acréscimo de movimento na área ocasionado pelo Teatro Tobias Barreto (TTB), pelo supermercado Extra e futuramente pela catedral da Igreja Universal do Reino de Deus, o viaduto tornou-se fundamental.

“A solução de rótula já está defasada porque não consegue mais dar resposta à demanda da cidade”, explicou Marcelo Déda. De acordo come ele, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), comandada por Bosco Mendonça, estudou diversas saídas para o problema no local e chegou inclusive a cogitar soluções mais simples como um cruzamento de 90o ou um viaduto ao estilo do existente sobre a avenida Hermes Fontes.

Apesar dos esforços da Superintendência para ampliar a sinalização semafórica, aumentar a fiscalização e controle da área com agentes de trânsito, os estudos realizados apontaram como melhor solução o viaduto com pontes de concreto, que permitirão aos motoristas entrar e sair para quaisquer das três avenidas interligadas em todas as direções existentes. “Encontramos uma solução técnica que vai dar também um tratamento arquitetônico bonito para solucionar os problemas no tráfego, mas também trazer satisfação estética e elevar a auto-estima dos cidadãos”, disse o prefeito.

A licitação da obra, que está orçada em aproximadamente R$ 14,9 milhões, foi vencida pela sergipana Construtora Celi. “Este é um motivo de alegria para nós, já que a empresa concorreu com grandes construtoras de todo o país. O acervo de obras que a Celi já executou nos dá tranqüilidade de sua competência técnica e qualidade”, opinou Marcelo Déda. A ordem de serviço também foi assinada pelo presidente da empresa, Luciano Barreto, e pelo secretário municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Profissionais qualificados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) deverão ser contratados para a obra do viaduto assim como no trabalho em execução no bairro Santa Maria, em que a construtora Celi absorveu mais de cem trabalhadores da própria região. Ciente da proporção da obra, o prefeito aproveitou a ocasião para pedir paciência à população, que terá de enfrentar durante um ano aproximadamente alguns transtornos causados pelos serviços.

“Esta será uma intervenção que mudará a feição da cidade e melhorará muito a qualidade de vida de nosso povo, mas é claro que não se pode reformar uma casa sem empoeirar os móveis”, disse ele. “A SMTT e a Emurb estão preparando estratégias temporárias para rotas alternativas. Tenho certeza de que o povo de Aracaju saberá compreender nosso esforço”, finalizou Marcelo Déda.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o prefeito de São Cristóvão, Zezinho da Everest; o deputado federal Heleno Silva; os deputados estaduais Mardoqueu Bodano e Francisco Gualberto; o presidente estadual do PCdoB, Bosco Rollemberg; o superintendente da Construtora Celi e engenheiro responsável pela obra, Holon Fonseca; os vereadores Emmanoel Nascimento, Evando Franca, Johnny Marcos, Tânia Soares e Pedro Andrade, além de secretários e servidores municipais participaram do ato.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.