[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju será uma das poucas capitais do Nordeste a qualificar todo o efetivo da Guarda Municipal. O prefeito Marcelo Déda assina hoje, dia 11, em Brasília, um convênio com o Ministério da Justiça para dar uma adequada capacitação à Guarda Municipal de Aracaju. Dos 64 municípios selecionados, somente três são da região Nordeste.
Recursos da ordem de R$ 250 mil serão investidos na compra de equipamentos, treinamento, atualização e formação profissional da Guarda. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o capitão PM Henrique Alves da Rocha, os recursos serão investidos diretamente na informatização dos serviços, na compra de fardamentos, de carros e motos e na criação de um centro de operações da Guarda Municipal. “A compra de equipamentos vai oferecer melhores condições de trabalho para os guardiões e vai proporcionar um melhor atendimento à população, mas o nosso foco de interesse é quanto ao ensino e instrução do efetivo. Todo o treinamento será direcionado às noções de cidadania e direitos humanos”, enfatiza o comandante.
Hoje, 35 municípios brasileiros, incluindo Aracaju, assinam o convênio. Segundo Henrique Rocha, o plano foi elaborado pela Guarda Municipal e a Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento. Dentre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça para aceitação do projeto, está a relação entre a população, efetivo da Guarda Municipal e o número de homicídios de cada cidade.
A principal função da Guarda é a de preservar e fiscalizar os prédios e patrimônios do Município. Mas os guardiões vêm trazendo mais segurança aos usuários de transporte coletivo na capital. Depois da aquisição de viaturas em agosto deste ano, todos os terminais de ônibus estão recebendo um patrulhamento ostensivo da Guarda. Desde que começou a atuar nos terminais, os guardiões conseguiram prender em flagrante quatro homens que assaltavam nos ônibus e dois suspeitos que estavam armados e confessaram que assaltavam usuários de ônibus e estabelecimentos comerciais. Segundo Henrique Rocha, a Guarda Municipal vem prestando auxílio no policiamento das escolas municipais. “É de conhecimento de todos o aumento da violência entre os jovens, e a Prefeitura de Aracaju está preocupada com essa situação”, salientou.
O convênio que será firmado hoje é o resultado de um longo processo de discussão sobre o papel das Guardas Municipais. Em setembro deste ano, o comandante Henrique Rocha participou do 12º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado na cidade de Santo André/SP. Discutiu-se sobre as diversas questões relativas ao funcionamento e atuação das guardas municipais no país.
Como resultado do evento, foi produzido um documento denominado “Carta de Santo André” que foi aprovado em assembléia geral e contém as principais propostas e reivindicações para a melhoria dos serviços prestados à população.
Dentre as reivindicações aprovadas pelos representantes está a sugestão de aumentar a atuação das guardas municipais no serviço de policiamento ostensivo; lutar pelo aumento da verba destinada às guardas municipais no Plano Nacional de Segurança Pública, que atualmente projeta cerca de R$ 12 milhões para todo o Brasil; a apresentação das novas propostas, surgidas durante a realização do congresso, ao Comitê de Políticas Públicas para as guardas municipais do Ministério da Justiça.
Também faz parte do documento a sugestão para que todas as guardas municipais do país realizem eventos comemorativos saudando o dia 10 de outubro como o dia nacional das Guardas Municipais, além da sugestão do capitão Henrique Rocha junto à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, para a manutenção do telefone 1532 ou a sua alteração para três dígitos.
Segundo o comandante, este evento foi de extrema importância para o fortalecimento das guardas municipais enquanto instituições e representa avanços para se alcançar uma maior eficácia no serviço prestado à comunidade. “A assinatura deste convênio é mais uma vitória da Prefeitura de Aracaju, que vem cada vez mais ampliando o atendimento à população”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.