[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima quarta-feira, dia 13, o prefeito Edvaldo Nogueira assina o decreto de criação do Núcleo de Produção Digital (NPD), coordenado pela Prefeitura Municipal de Aracaju. O Núcleo receberá o nome do ator sergipano Orlando Vieira. A cerimônia de assinatura acontece às 9 horas, na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos.

Segundo Indira Amaral, coordenadora do Núcleo em Aracaju, “esta iniciativa da Prefeitura demonstra compromisso com a valorização da cultura sergipana, porque possibilita a qualificação de novos realizadores e incentiva o crescimento da nossa produção no audiovisual”. O Núcleo faz parte do Programa Rede Olhar Brasil, lançado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

HOMENAGEM – Com a assinatura do Decreto o NPD levará o nome do ator sergipano Orlando Vieira, conhecido do grande público brasileiro. Vieira teve sua primeira oportunidade no cinema, em Recife/PE, onde fez várias peças e atuou ao lado de artistas como Lânia Duarte, entre tantos outros. Consagrado como ator, Orlando Vieira fez 13 filmes, sendo 12 longas metragens e um curta. Dentre eles, Sargento Getúlio, história acontecida em Sergipe, e que lhe deu a premiação de melhor ator coadjuvante, em 1983.

Além disso, participou de duas minisséries na Rede Globo de Televisão, ´Tereza Batista´, ´Uma mulher vestida de sol´ (adaptada da peça de Ariano Suassuna) e uma novela, Irmãos Coragem, além de uma peça. Seu mais recente filme foi ´Narradores de Javé´, em 2003.

O ator, que começou sua carreira em Recife, morou lá por 12 anos, retornando para Sergipe em 1964, de onde não saiu mais. Orlando diz que tudo começou por acaso. “Nunca pensei em fazer cinema, não estudei para isso, mas me sinto gratificado e feliz, por contribuir com a cultura aracajuana”, comenta.

Aos 75 anos, natural do município de Capela (SE), Orlando que já trabalhou com desenho gráfico e topografia, se diz sempre disposto para o trabalho, e repleto de satisfação com a homenagem. “Esse projeto é a valorização do cidadão, do ator, espero que de alguma forma possa contribuir, e ajudar as pessoas interessadas a terem oportunidades. Essa homenagem foi além das minhas expectativas, estou muito feliz, o ator, o artista precisa de reconhecimento”, acrescenta.

INSCRIÇÕES – De início o Núcleo está oferecendo 30 vagas para o primeiro módulo do curso ´História, análise e crítica audiovisual´. O módulo conta com as disciplinas ´História do cinema I – Os Pioneiros´; ´História do cinema II – O Cinema Brasileiro´; ´Teorias do Cinema´, ´Cidadania´; ´História do Cinema III – O Cinema Contemporâneo´ e, por fim, a disciplina ´Crítica e Cinema´.

As inscrições vão até o próximo dia 29, no site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br) e na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), situada na avenida Rio Branco, 40. Os interessados devem ter o 2º grau completo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.