[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ontem, dia 28, o prefeito Marcelo Déda e o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, promoveram a solenidade de assinatura de convênios que prevêem a co-gestão, incluindo a reestruturação, aquisição de equipamentos e utilização dos serviços dos hospitais Santa Isabel, Cirurgia e Universitário. A solenidade aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e contou com a participação de diversas autoridades ligadas à área de saúde, vereadores, secretários municipais e profissionais de saúde.
O secretário Rogério Carvalho definiu a ocasião como “um marco histórico na construção de um novo patamar de relacionamento do setor público com os hospitais”. Segundo ele, a definição dos objetos do convênio foi executada através de uma criteriosa análise técnica, visando racionalizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. “Esta é apenas a primeira etapa de uma série de ações que pretendemos implementar em parceria para também modernizar o nosso parque tecnológico, voltando a fazer de Aracaju uma cidade referência em todo o Nordeste na prestação de serviços de saúde”, frisou o secretário.
Já o reitor da Universidade Federal de Sergipe, José Fernandes de Lima, falando em nome das entidades conveniadas, mencionou a sua satisfação em poder constatar que em Aracaju as ações estão na direção do que há de maior sucesso no mundo. “São empreendimentos que nascem como este, pequenos, mas que, ao longo do tempo mostram os seus resultados e se propagam ao longo da história. E uma das coisas que mais gostei de ouvir é que não haverá distinção entre os diversos setores, se públicos ou privados, ao participarem do convênio”, afirmou o reitor, ao parabenizar o prefeito e o secretário de Saúde pela iniciativa.

R$ 1,8 milhão investido
Já o prefeito Marcelo Déda definiu a ocasião como um momento extremamente importante na construção da política municipal de saúde, cujo início se deu com o processo de municipalização e os resultados já estão sendo constatados pela população. “O que estamos presenciando nesse momento é fruto de uma decisão correta, no momento adequado, e que proporcionará uma significativa ampliação na oferta de serviços de saúde de alta complexidade, agregando novos equipamento e novas tecnologias para melhor atender ao povo de Aracaju e de todo o estado”, disse Déda. No total, serão investidos cerca de R$ 1,8 milhão para adequar as atuais estruturas e inserir novos equipamentos nas entidades conveniadas.
O prefeito afirmou que esta atitude é mais uma comprovação de que não se renderá aos apelos de alguns para fazer política na Secretaria Municipal de Saúde. “Esta decisão tem me dado até prejuízos pessoais com a perda de alguns amigos, mas estou aqui para fazer o que me compete que é governar para a maioria, onde, inclusive, estamos alcançando índices nunca vistos na administração municipal e referências nacionais como a implantação do cartão SUS e a reforma e ampliação dos postos de saúde”, ressaltou Déda.
Em seguida assinaram o convênio o prefeito, o secretário de Saúde, o diretor do hospital Santa Isabel, José Carlos Pinheiro, o diretor do hospital de Cirurgia, Darci Carvalho Pinto, e o reitor da UFS, José Fernandes de Lima, pelo hospital Universitário.

OBJETOS DO CONVÊNIO

Pelos termos do convênio de co-gestão, o hospital de Cirurgia terá reprogramado o repasse de recursos, além de uma verba mensal para custeio e reaparelhamento do Pronto Socorro, visando beneficiar a qualidade dos serviços de urgência e emergência e facilitando o trabalho do Samu – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – e, conseqüentemente, diminuindo o fluxo de atendimento dirigido ao hospital João Alves Filho.
Já o hospital Santa Isabel funcionará como hospital-geral Materno Infantil com urgência pediátrica, incluindo a implantação de UTI infantil e neonatal, incluindo a reprogramação do teto financeiro, além da verba mensal e recursos para investimento nas adequações físicas.
O hospital Universitário, contando também com a reprogramação financeira, disponibilizará novas enfermarias de pediatria, psiquiatria e oncologia, além da oferta dos serviços de tomografia e UTI.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.