[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, assinou na noite de ontem, dia 19, o contrato com a Caixa Econômica Federal para repasse de recursos visando a implantação do DI (Desenvolvimento Institucional do município de Aracaju) que oferecerá ao município condições de se estruturar para realização de obras.
O contrato prevê treinamento para capacitação de funcionários voltados para área de desenvolvimento urbano, aquisição de equipamentos, implantação de um sistema de informações, demarcação de áreas para habitação de interesse social, além de contratar consultorias para fazer revisão do Plano Diretor. Serão destinados R$ 887,4 mil, contando com a contrapartida da Prefeitura de Aracaju.
O evento contou com a presença do superintendente da Caixa em Sergipe, Constantino Dias, do vice-prefeito Edvaldo Nogueira, do secretário municipal de Orçamento Participativo, Silvio Santos, da secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcon, do secretário Chefe de Gabinete, Pedro Lopes, do vereador Antonio Samorone, além da equipe técnica da Seplan.
Segundo Lúcia Falcon, esse contrato vai permitir que a Prefeitura de Aracaju desenvolva um órgão de habitação efetivo. “Enfim, é todo um aparato de desenvolvimento institucional do programa Moradia Cidadã”, resumiu.

COROA DO MEIO
Esse acordo dará continuidade ao contrato assinado de repasse de recursos ao município de Aracaju para obra de revitalização do bairro Coroa do Meio, através de fundos do programa Habitar Brasil/BID.
Para Marcelo Déda, a assinatura de contratos com a Caixa está se transformando numa rotina nesta administração municipal. Em seu breve discurso, o prefeito disse esperar a não interferência na relação civilizada e democrática mantida com o governo federal durante este ano. Isso porque considera um ano difícil, por ser eleitoral, e o Partido dos Trabalhadores, do qual faz parte, disputará as eleições presidenciais,
Marcelo Déda ressaltou que no ano passado, a CEF foi a “mensageira de boas notícias” na política de capacitação de recursos para Aracaju, tanto no papel de repassadora como de fiscalizadora. “Estamos satisfeitos com mais esse contrato”, comemorou.
O prefeito informou que a minuta do edital de abertura de concorrência pública para o início das obras de urbanização da Coroa do Meio foi enviada a Caixa para que seja examinada e em seguida aprovada. Déda disse que após essa análise a Prefeitura de Aracaju já estará preparada para publicar o referido edital na imprensa nacional, visto que se trata de uma obra de concorrência internacional. “Para deflagrar de forma irreversível o processo de urbanização da Coroa do Meio”, afirmou.
De acordo com Déda, esses recursos desenvolverão a política habitacional do município dentro daquilo que o PEMAS – Plano Estratégico Municipal de Assentamentos Subnormais – diagnosticou. “É importante não só pela obra física como o caso da Coroa do Meio, mas está oferecendo massa crítica, possibilitando à Prefeitura monitorar a questão habitacional de Aracaju”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.