[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, realizou hoje, dia 25, no Teatro Tobias Barreto, localizado no Distrito Industrial, a cerimônia de abertura do seminário municipal que dará início ao segundo semestre letivo de 2002, intitulado “Escola: Lugar de Humanização e (Re)construção do Conhecimento”. O evento, promovido pela prefeitura através da Semed – Secretaria Municipal de Educação –, conta com a participação de cerca de 1000 professores da rede municipal e prossegue até amanhã, dia 26, no CEMARH – Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos – e no Colégio Unificado, no bairro Siqueira Campos.
O seminário faz parte das atividades do projeto “Escola Aberta” e começou com as apresentações de um coral infantil formado por alunos da rede municipal e do grupo de Samba de Coco da Escola de Artes e Cultura da Sementeira.
Em seguida, o professor Lupércio Damasceno prestou uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré, que faleceu no início deste mês.
O espetáculo teatral dos alunos da Escola Municipal Juscelino Kubistcheck, previsto para o período da manhã, teve que ser adiado para a tarde por causa do atraso do transporte de alguns integrantes do grupo.
Na abertura oficial, o secretário municipal de Educação, Ruy Belém, falou sobre o objetivo do encontro. “Nós queremos contribuir para que os professores façam uma reflexão crítica dos problemas que atingem a escola e a sociedade como a violência, além de questionar os valores impostos pela mídia”, disse.
O prefeito destacou a importância do seminário. “Este evento faz parte da construção do nosso sonho porque a escola pública é a porta através da qual os filhos da classe trabalhadora podem aspirar novas posições”.
Em seu discurso, Déda relembrou as principais conquistas da administração, como a ampliação do número de vagas para a educação infantil em 35% e a realização de um concurso público para o magistério após 16 anos sem contratações. Ele agradeceu ainda o empenho de todos os professores para a melhoria do sistema de ensino da capital.

EXPOSIÇÃO
No hall de entrada do Teatro está instalada uma exposição fotográfica com 210 imagens de momentos importantes para a Semed vividos nos 19 meses da administração do prefeito Marcelo Déda, como as atividades do projeto “Cidade Viva”, desenvolvido no Santa Maria em maio deste ano.
Para o diretor da Escola Municipal Laonte Gama, Giselmo Albuquerque, o seminário trará inovações para os professores. “Esperamos que a forma antiga de lecionar, em que o aluno só recebe informações, seja esquecida. Devemos estimular a criatividade nos alunos e ensiná-los a aprender”, afirmou.
Além do prefeito e do secretário Ruy Belém, compuseram a mesa de abertura os representantes do Conselho Estadual de Educação, Manoel Francisco Santana; do Conselho Municipal de Educação, Ivanete Santos; do Sintese, Ângela Maria Melo; do Sindipema, Rosângela Santana; além do conferencista do evento, Profº Walter Omar (UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e da debatedora, a Profª Msc. Andréa Depiere. Esteve presente ainda o secretário municipal de Governo, Pedro Lopes.

Programação

25/07/02 – Quinta-feira – Manhã

8:00 – Entrega do material e inscrição nos minicursos
8:30 – Acolhimento ao público
Samba de Coco – EMEF Sérgio Francisco
Tributo a Patativa do Assaré – Lupércio Damasceno
09:00 – Abertura Oficial
Prefeito Marcelo Déda
Secretário Municipal de Educação Ruy Belém
09:30 – Conferência: “A Escola, a Violência, a Igualdade”. Profº Dr. Walter Omar Kohan – UERJ
11:00 – Debate
Debatedora: Profª Msc. Andréa Depiere – Direito – UFS
12:00 Encerramento

25/07/02 – Tarde

14:00 – Apresentação Teatral – EMEF J.K.
14:30 – 17:30 – Palestra: “O Poder da Mídia e a Formação da Opinião”. Jornalista Cristian Góis
16:00 – Debate
Debatedor: Jornalista José Ademilton S. Carvalho

26/07/02 – Sexta-feira – Manhã

08:00 – 12:00

01 – Jogos Teatrais
Ministrante: Profº Anastácio Lima
Local: CEMARH – 30 vagas

02 – Manifestações Culturais do Boi-Bumbá
Ministrante: César Leite
Local: CEMARH – 30 vagas

03 – Arte na Educação
Ministrante: Fernando Cajueiro
Local: CEMARH – 30 vagas

04 – Criação de Material Didático
Ministrantes: Deise, Andreza, Gaspar e Anselmo
Local: CEMARH – 30 vagas

05 – Corpo e Voz
Ministrante: Maneca
Local: CEMARH – 30 vagas

06 – Os Elementos do Sagrado
Ministrantes: Ivaneide, Raimunda, Valdete e Paulo Sérgio
Local: Colégio Unificado – Siqueira Campos – 40 vagas]

07 – Dinâmica do Ser
Ministrante: Marilene Seixas
Local: Colégio Unificado – Siqueira Campos – 40 vagas
08 – A Escola Promotora de Aprendizagem Frente à Diversidade do Aprendiz
Ministrantes: Clotilde, Ilza e Nielza
Local: Colégio Unificado – Siqueira Campos – 35 vagas

09 – Professora ou Professor? Questões de Gênero
Ministrante: Denice Batista da Silva
Local: Colégio Unificado – Siqueira Campos – 35 vagas

10 – Aprendendo e Ensinando com o Texto do Aluno
Ministrante: Profª Leônia Garcia
Local: Colégio Unificado – Siqueira Campos – 40 vagas[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.