[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, entregou nesta quarta-feira, 14, ao secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, um relatório contendo fotos e descrição da real situação do prédio do Atheneuzinho, antiga sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED). O local vai passar por uma profunda restauração por determinação do governador Marcelo Déda.

As secretarias da Educação, Cultura e Infra-Estrutura começaram a trabalhar no projeto em janeiro, seguindo uma decisão de Governo do Estado, que recomendou o levantamento da situação dos prédios tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Com o relatório em mãos, as três pastas vão começar a discutir a revisão das planilhas de custo. A meta é captar recursos para recuperação do Atheneuzinho. O prédio abrigou por muitos anos a sede da Secretaria de Educação e está situado na avenida Ivo do Prado.

No relatório entregue ao professor Lima estão as dificuldades, os aspectos legais e considerações sobre o prédio. Fotografias de janelas, portas, pisos e outros pontos da antiga sede da SEED foram registrados em documento. Todos os detalhes serão analisados pelos técnicos responsáveis. 

Patrimônio

De acordo com o secretário Luís Alberto, o processo de restauração segue uma decisão de governo. Ele disse que existe a preocupação do governador em devolver os prédios tombados à população sergipana totalmente restaurados. "Os imóveis em questão foram abandonados pelos governos durante mais de dez anos, fazem parte da história e da cultura do povo sergipano e, por isso, merecem tratamento diferenciado", ressaltou.

A SEED realizou, no início de março, serviços de capinagem, limpeza e colocação de placas de compensados nas janelas e portas do Atheneuzinho. O objetivo é evitar a entrada de pessoas. A Secretaria de Educação também solicitou a intensificação da ronda pela Companhia de Segurança Escolar no antigo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1985.

 

Fotos: Juarez Silveira/Educação

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.