Prazo para inscrição da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul termina nesta sexta, 11
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento que celebra há oito edições o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente.
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES, o evento acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal. Pelo primeiro ano, a mostra será realizada também em até 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.
A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. A Mostra promoveu em edições anteriores homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias, aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator), ao documentarista Eduardo Coutinho, e suas recentes retrospectivas históricas tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”.
Convocatória
A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em fazer parte do evento. Poderão participar da seleção e habilitação cineclubes; pontos de cultura; institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; universidades; museus; bibliotecas, sindicatos; associações de bairros; telecentros; unidades do Sistema S e outras instituições quaisquer que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade.
A participação consiste na realização de pelo menos duas sessões de cinema, não sendo vedada a realização de mais sessões. Os locais de exibição habilitados poderão também realizar, se possível, sessões acessíveis de filmes com audiodescrição, dublagem e legendas e com tradução para Libras. A instituição habilitada receberá gratuitamente o kit contendo os filmes, inclusive os das sessões acessíveis no que se refere a audiodescrição, dublagem e legendas, a serem exibidos durante Mostra.
O evento é voltado à exibição de obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2011 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como:
Direitos das pessoas com deficiência;
População LGBT;
Memória e verdade; crianças e adolescentes;
Pessoas idosas;
População negra;
População em situação de rua;
Mulheres;
Direitos Humanos, segurança pública e não-violência;
Proteção aos defensores de Direitos Humanos;
Prevenção e combate à tortura
Democracia e Direitos Humanos
Direitos do trabalhador
Juventude
Direito humano à moradia
Indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais.
A ficha de inscrição para as instituições interessadas está disponível no site culturadigital.br/cinedireitoshumanos/, e deve ser enviada no período de 26 de agosto a 11 de outubro de 2013. A inscrição é online e inteiramente gratuita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prazo para inscrição da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul termina nesta sexta