[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A obra de implantação das barracas que substituem as antigas na praia de Atalaia já está quase finalizada. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e em parceria com o Governo do Estado, tem a meta de transformar o local num espaço mais bonito e moderno. E de acordo com Manuel Quintino, barraqueiro há 38 anos, são justamente estas características que mais chamam atenção.

“Eu gostaria muito de trabalhar aqui, pois a organização e a segurança serão bem maiores. Às vezes quando chego para trabalhar percebo a ausência de muitas coisas, e com estas barracas iremos contar com portas e cobertura mais seguras. Além disso, nas barracas antigas, muito entulho é acumulado. E o projeto destas novas priorizou a higiene”, frisa Manuel. Ao todo são seis módulos que possuem cinco barracas internas cada. As adaptações dos balcões já foram montadas, bem como as estruturas de alumínio. A nova estrutura conta com cobertura de lona nas cores vermelho e preto.

“Hoje estamos terminando a base de reaterro das barracas. Este trabalho nivelará a área, tornando-se também uma proteção. Além disso, estamos executando a limpeza dos balcões. Estes serviços estarão concluídos ainda hoje”, ressalta o mestre-de-obras José Raimundo Santos. Neste primeiro convênio, o contrato compõe 30 barracas, mas segundo o diretor de obras e operações da Emurb, Valmor Barbosa Bezerra, a PMA dará seqüência a esta padronização na praia de Atalaia. “Todas as barracas serão padronizadas e os barraqueiros irão trabalhar juntos e com uma estrutura diferente. Os módulos estão concentrados a 100 metros de distância de um para o outro”, frisa Valmor.

Ele ainda informa que um material selante será colocado a partir de amanhã, 3, em toda área circular de cada módulo para que buracos não sejam formados ao redor das barracas. “Este material será compactado e fixado e a fuga da areia não irá mais acontecer”, afirma o diretor.

Para as primas Michele Silva Santos e Charlene Silva Santos que estavam curtindo as férias na praia, as barracas torna o local diferente e mais bonito. “Está muito organizado, mas acho que ficará ainda mais quando as antigas forem substituídas. As novas chamam atenção, principalmente dos turistas”, diz Michele. “Sem dúvidas esse projeto contribuiu bastante para embelezar ainda mais a praia. A prefeitura investiu e com certeza as melhorias existirão, principalmente para pessoas como nós que sempre visitamos este lugar”, ressalta Charlene.

Já Carlos Eduardo Borges, turista da cidade de Fronteira/MG, afirma que as barracas organizarão as vendas. “Vai ficar muito melhor com estas barracas coloridas, pois além de bonitas elas são arrumadas como toda cidade”, disse.

O primeiro módulo está localizado na área que compreende as imediações do restaurante Cantina D’Itália até o Corpo de Bombeiros. Todos os barraqueiros irão poder contar com cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) que incluem módulos de higiene e manipulação de alimentos, meio ambiente, turismo, atendimento ao cliente e técnicas de vendas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.