[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Espalhadas em diversos bairros da capital, as praças edificadas pela atual administração da Prefeitura de Aracaju modelam o visual da cidade e são espaço de lazer e bem-estar para pessoas de todas as idades. O diferencial desses ambientes está na utilização do material empregado, que se destaca pela qualidade e durabilidade. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) efetua a manutenção diária das praças e o resultado disso é um espaço sempre agradável.

A arquiteta Angélica Rocha, da divisão de projetos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), revela os cuidados na execução das praças. “Usamos muito concreto, material próprio para área aberta. No passeio, utilizamos concreto desempolado e as áreas esportivas protegemos com alambrado. No paisagismo, em geral inserimos plantas nativas”, afirma.

No bairro América, a praça Franklin Roosevelt, inaugurada ano passado pela Prefeitura de Aracaju, recebe todos os dias os cuidados dos jardineiros da Emsurb. “Trabalhamos das 07 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A gente fica limpando, varrendo, cuida das plantas…”, diz o gari Manoel Batista, enquanto executa seu serviço. A atividade dos jardineiros é reconhecida pelas pessoas que freqüentam a praça. “A praça está sempre limpa e conservada. Moro aqui perto e sempre venho tomar uma fresquinha. Aqui a gente se diverte”, garante Maria Luiza Santos, 70.

Apesar do trabalho da prefeitura, os moradores do bairro América também são agentes dessa manutenção diária. Cada um faz a sua parte. “Quando vejo alguém mexendo na lixeira, por exemplo, eu reclamo logo. É importante ter esse cuidado, porque se destruir a praça, não virá outro para arrumar. Marcelo Déda foi o único prefeito que olhou para o bairro América”, enfatiza Erivaldo Vieira, 44.

Principais usuárias, as crianças encantam a praça Franklin Roosevelt com o colorido de suas brincadeiras. “Era muito ruim quando não tinha a praça, agora é muito bom”, diz Daniele Milena, 6 anos, ao lado das amigas. Elas falam como “gente grande” sobre os cuidados com o espaço de diversão. “É muito importante cuidar da praça, não deixar o povo jogar lixo”, fala Carla Franciele, 10 anos. “E também para ficar limpinha, não quebrar os brinquedos”, completa Dávila Natanaeli, 9.

Outras praças recentemente construídas como a Maria Quitéria, no bairro 18 do Forte, e a Iselte Fernandes Azevedo, no conjunto Santa Lúcia, também recebem os cuidados permanentes da Emsurb e das comunidades. Já a praça Siqueira de Menezes, na colina do Santo Antônio, conta inclusive com a vigilância constante de uma dupla da Guarda Municipal, garantindo o patrimônio público e dando segurança aos freqüentadores do local.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.