[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Oportunizar aos alunos a leitura e o entendimento de vários assuntos que são discutidos na grade curricular do Curso de Rede de Computadores, discutindo temas atuais na área de tecnologia. Esse foi o objetivo do ciclo de palestras que reuniu alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) da Escola Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto na noite da última sexta-feira, 25.

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), apresentou aos alunos palestra Web 2.0 – Case do Portal do Observatório de Sergipe. O assessor para assuntos de Tecnologia da Informação da Supes, Murillo Cruz, além de apresentar os conceitos e regras da web 2.0, falou de como surgiu a idéia de criar o portal do Observatório de Sergipe.

“O observatório de Sergipe surgiu da necessidade que tinha o Estado de criar uma rede de monitoramento e acompanhamentos das políticas públicas bem como ser uma ferramenta aliada na analise e validação de projetos e programas estratégicos. Para tanto, foi resgatada a função Estudos e Pesquisas qualificando ainda mais o trabalho que já estava sendo desenvolvido para melhorar a gestão”, explicou Murillo Cruz.

Murillo ressaltou ainda que tais dados não podiam ficar de uso apenas para os gestores, pois a informação é de interesse da sociedade, portanto, foi criado o portal do Observatório de Sergipe baseado numa das principais regras da Web 2.0 que é o conceito de Open Data.

Portal Observatório de Sergipe

O portal do Observatório de Sergipe tem como objetivo organizar dados e produzir informações estatísticas, geográficas, cartográficas e econômicas, como subsídio à gestão estratégica das políticas públicas, através da modernização tecnológica, incluindo a democratização do acesso à informação pela sociedade em geral.

“Conhecer essa nova tecnologia nos deixa muito contentes, pois percebemos que o governo está se preocupando em levar à sociedade informações transparentes e com qualidade. Esse site é imprescindível na formação da nossa educação que conta com um portal rico em dados da situação socioeconômica do nosso Estado”, observou Jonathan Igor, aluno do curso de Rede de Computadores.

Para a professora do curso, Annanette Rabelo, a palestra foi enriquecedora. “A web 2.0 está presente em todas as redes de computadores e na palestra os alunos puderam observar como essa ferramenta está sendo muito bem aplicada em nosso Estado com a criação do Portal do Observatório de Sergipe. O portal é um site muito dinâmico e de fácil manuseio, ou seja, não é um portal para quem entende de internet, é para qualquer cidadão que tenha interesse e queira acessar internet e os dados lá inseridos”, pontuou a professora.

Ezequiel de Oliveira, coordenador do evento fala que o objetivo da palestra é levar as inovações tecnológicas da rede de computadores tanto no setor privado, como no setor público para os alunos. “Esse foi um momento para os alunos do curso interagir e conhecer novas aplicações da web e fazer com que cada aluno seja protagonista do que é passado aqui no centro, mostrando a eles a usabilidade dessa ferramenta que a Seplag nela, resgata os elementos fundamentais e se preocupa com a disseminação desses dados importantes do nosso Estado”, concluiu Ezequiel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.