[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP) irá, durante o mês de junho, comemorar as festas juninas com as 150 pessoas atendidas na instituição. Composto por uma equipe de profissionais especializados na área de deficiência visual com perda total e perda parcial (baixa visão), o Centro já está organizando todas as apresentações que os grupos de flauta, música, xote e quadrilhas irão fazer durante os festejos.

Os convites e toda a decoração para a festa já estão sendo produzidos pelos alunos. “Estas pessoas, quando têm oportunidades de produzir alguma coisa, mostram que são capazes. Apenas o que faltam são chances de trabalho e estudo”, diz Margarida Maria Teles, coordenadora do CAP. No dia 15 deste mês, a quadrilha Pé no Chão e o grupo de flauta se apresentarão no Iate Clube de Aracaju no II Forró Xamego Especial. A festa acontecerá a partir das 14h e seguirá até às 18h.

Já no dia 17, das 14h às 17h, o grupo de flauta estará no Senai (avenida Tancredo Neves), no São João Integrado do Senai. E no dia 22, será realizada a festa junina do Centro, na quadra do jardim de infância Augusto Maynard. O evento ocorrerá a partir das 16h. “Os deficientes visuais possuem a capacidade igual a qualquer pessoa. A cidade ainda possui poucos locais que trabalham nesta questão. Trabalhamos aqui com muito respeito e organização. Quando eles têm oportunidades, criam, inventam e transformam muitas coisas”, frisa a coordenadora.

O Centro de Atendimento Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual é mantido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e está localizado à rua Vila Cristina, nº 194, esquina com rua Senador Rolemberg. Os serviços implementados pelo Núcleo incluem estimulação precoce, uso do sorobã (cálculo matemático), orientação e mobilidade, leitura e escrita do Sistema Braille, aulas de música, natação, educação física adaptada, arte e educação, treinamento visual (visão subnormal), espaço ao voluntário, produção de livros no Sistema Braille, biblioteca Braille e estágio. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3179-1886.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.