Portadores de Deficiência se preparam para Conferência Municipal
A Pré-Conferência aconteceu no auditório do Instituto Luciano Barreto Júnior, tendo como objetivo debater de forma crítica e reflexiva as políticas públicas de acessibilidade à pessoa portadora de deficiência. Foi um momento de preparação e de grande discussão entre os participantes, que deram depoimentos variados, apontaram os grandes problemas, os preconceitos, a discriminação e constrangimentos que esta parcela da população enfrenta no cotidiano.
Os participantes debateram ainda aspectos da acessibilidade dos deficientes vinculados ao mercado de trabalho, à saúde, ao transporte, ao lazer e à assistência social, deixando todos satisfeitos com o nível de discussão. “É através de iniciativa como essa que nós, portadores de deficiência, tomamos conhecimento dos nossos direitos e lutamos por eles”, comenta Gilton Jorge, portador de deficiência física. “É aqui que discutimos, reivindicamos nossos direitos e passamos a ter conhecimentos das leis elaboradas para o portador de deficiência, que ainda não estão sendo colocadas em prática”, afirma.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Carmem Cecília Tavares, reforça a necessidade de debater o tema “acessibilidade”. “Essa Pré-Conferência facilita uma melhor discussão com os portadores de deficiência, já que se trata de um tema bastante amplo e complexo”, diz.
A Pré-Conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão os portadores de deficiência na I Conferência Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, a ser realizada no próximo dia 29.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Portadores de Deficiência se preparam para Conferência Municipal – Fotos: Ascom/Semasc