[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A implementação de políticas públicas em benefício da população portadora de deficiência física tem sido uma constante preocupação da Prefeitura de Aracaju que, por intermédio de seus órgãos e secretarias, vem colocando em prática diversas ações e projetos. As atitudes implementadas estão sempre de acordo com a legislação em vigor, em benefício dessa parcela dos cidadãos aracajuanos que necessitam de um tratamento especial.

O simples acesso a calçadas se torna um grande obstáculo para quem depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Essa dificuldade é multiplicada quando há a necessidade de utilização do transporte coletivo. Atividades corriqueiras do dia-a-dia de qualquer cidadão se transformam em empecilhos para quem possui uma deficiência motora. Para permitir o livre acesso dessas pessoas é que pequenas, médias e grandes ações estão sendo executadas na administração do prefeito Marcelo Déda de modo a facilitar, adequar ou propiciar melhores condições a esse público especial.

Desde a promoção de atividades esportivas e recreativas, como fez a Funcaju durante a realização do Projeto Verão, até a incorporação à frota das empresas de 11 ônibus coletivos equipados com elevadores, que possibilitam a quem se locomove em cadeira de rodas a entrada e saída nos veículos coletivos com maior praticidade e a disponibilização de credenciais de passe livre, a prefeitura está trabalhando de modo a proporcionar tanto momentos de lazer e integração social, quanto o direito de ter condições de locomoção nos transportes públicos para um grande número de pessoas.

As obras realizadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) são exemplos da atenção dispensada a esse público. Atenta a essa realidade, a empresa tem tido o cuidado de dispor, nas obras que realiza, de rampas e corrimões presentes principalmente na construção de praças e calçadões, assim como em todas as sedes municipais que atendem o público.

Ações efetivas
O cumprimento da lei que determina uma reserva nas vagas para deficientes em concursos públicos, como aconteceu no caso da seleção para professores; a construção das unidades de saúde com espaços adequados; a instalação de banheiros adaptados no terminal Maracaju; a existência de um elevador na biblioteca Clodomir Silva, que foi especialmente instalado para proporcionar o acesso a todas as dependências do prédio; são alguns exemplos de ações efetivas da prefeitura em benefício desse público, aos quais outros são somados.

A realização do sonho da casa própria também foi contemplada. A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) reservou dentro do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) um número de moradias que foram construídas de forma adequada às necessidades especiais dos portadores de deficiência locomotora. São exemplos disso os residenciais Vila Vitória e Alto da Boa Vista.

Uma importante aquisição da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem já há algum tempo beneficiando crianças e adolescentes com deficiência física e que moram no bairro Santa Maria. Uma Kombi adaptada facilita a locomoção dos menores até as entidades parceiras da prefeitura que realizam o trabalho de fisioterapia. Nos dias da fisioterapia, a Kombi pega as crianças em suas residências e leva até as entidades que realizam o tratamento. Este é um dos projetos voltados a esse público dentro da política municipal de assistência social.

Necessidades Especiais
Assim como os portadores de deficiência física, os portadores de todo o tipo de necessidades especiais são assistidos pelo município. Os deficientes visuais, por exemplo, têm um Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento de Pessoas com Deficiência Visual (CAP), mantido pela prefeitura, que tem como principal objetivo promover a inclusão social. Também contam com aulas de leitura em Braille realizadas na biblioteca Clodomir Silva entre outras ações.

Nas plenárias do Orçamento Participativo o portador de necessidades especiais também tem voz. Demandas específicas às suas necessidades foram votadas em plenárias temáticas realizadas pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), que posteriormente as encaminha para os órgãos responsáveis. Ao desenvolver ações como estas, a Prefeitura de Aracaju oferece espaços específicos com a finalidade de ampliar gradativamente o atendimento aos cidadãos com algum tipo de necessidade especial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.