[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), implantou em maio de 2002, uma Central de Atendimento à disposição da população – ‘o Fala Cidadão’. Com o objetivo de dar oportunidade ao cidadão a oportunidade de participar da administração municipal, através de sugestões, críticas, elogios e reivindicações, a população pode cobrar do Poder Público Municipal ações de melhoria em seus bairros e na cidade.

Com urnas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário, mirante da 13 de Julho, Secretaria Municipal de Finanças, situada na praça General Valadão, CEAC do shopping Riomar, galeria de Artes Álvaro Santos, Memorial da Bandeira, Ponte do Imperador, Mercado Thales Ferraz, Colina do Santo Antônio, Escola de Artes Valdice Teles e nas bibliotecas Clodomir Silva e Ivone Menezes. Além disso, existe uma urna itinerante que acompanha os eventos realizados pela prefeitura.

De acordo com a coordenadora do Fala Cidadão, Synara Noronha, a participação dos jovens através das urnas, por telefone ou e-mail, tem aumentado bastante, o que demonstra a preocupação com as questões relacionadas à cidadania. “Temos boas perspectivas de fazer um trabalho informativo nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em especial com os adolescentes, que é um público formador de opinião”, informa.

Ainda de acordo com ela, o Fala Cidadão tem a preocupação de dar um retorno às pessoas que o utilizam, informando as providências tomadas e agradecendo a colaboração. “Colhendo opiniões das pessoas sobre a cidade e a atuação da administração municipal, inclusive dos turistas, fica mais fácil identificar as necessidades, dúvidas e acatar as sugestões da população. Este é um canal que estreita a comunicação do povo com a administração”, acrescenta.

Para o comerciante Anderson Batista, que sempre participa do Fala Cidadão, a central de atendimento é importante porque através dela pôde reivindicar um Balcão de Informações Turísticas no Mercado Municipal. “Muitos turistas ficavam sem saber a quem recorrer, fui atrás, cobrei uma solução, e em menos de um ano fui atendido”, ressalta.

O estudante Edson Santos Caetano Júnior, 11 anos, conta que o Fala Cidadão é um projeto interessante, que ajuda a melhorar a cidade. “Com o ‘Fala Cidadão’ posso sugerir idéias para melhorar a capital”, completa. Outros contatos do ´Fala Cidadão´pelo telefone (79) 3218-7884 ou pelo link www.aracaju.se.gov.br/falacidadão[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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