População aracajuana conta com Centro de Zoonoses
Os cidadãos podem entrar em contato com pelos telefones 0800-284-1343 ou 3179-3528 / 3564 / 3565. Durante todo o verão um dos serviços mais solicitados em Aracaju ao Centro de Zoonoses é o controle da presença de escorpiões na cidade, animal peçonhento bastante temido pela população. A veterinária e coordenadora de Zonooses, Gina Blinnof, alerta para os cuidados quando o individuo se depara com um animal desses.
“O escorpião que nós temos aqui é a espécie do Tityus Stigmurus, apesar da toxidade dele ser muito baixa as pessoas devem tomar o máximo de cuidados para não se envolver num acidente quando se deparar com o araquinídeo. Caso haja o contato humano com o animal as reações podem variar muito de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns são dores e inchaço no local da picada”, informa a coordenadora.
Blinnof ressalta ainda que as reclamações vem de todos os bairros da cidade. “Não existe um veneno que mate o escorpião, por isso temos que prevenir o acidente e quando tem uma reclamação, nós vamos até o domicílio do cidadão e fazemos todas as recomendações necessárias para aquela casa especificamente. Orientamos in loco para sabermos onde apareceu ou de onde surgiu o escorpião e recomendamos a retirada de entulhos, a vedação de ralos e obstrução de frestas para a passagem do escorpião”, declara.
No último mês de dezembro o Centro de Controle de Zoonoses atendeu 47 solicitações para casos de escorpião. No mês de Janeiro, até hoje, terça-feira, foram atendidos 54 solicitações. A grande quantidade de números de escorpiões é normal nesse período quente e com a chegada das chuvas as solicitações diminuem. O Centro de Zoonoses conta atualmente com 36 profissionais que atendem diariamente as notificações e realizam todo um trabalho de conscientização com a população através das orientações necessárias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]