[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Entre o susto e a admiração, a população de Aracaju que presenciou a simulação de um acidente de trânsito com o pronto atendimento médico de urgência prestado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, aprovou o trabalho realizado no final da manhã de hoje, dia 25, no calçadão da João Pessoa. Na ocasião, a Prefeitura de Aracaju estava apresentando ao povo o SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – implantado recentemente e que será inaugurado hoje à tarde, no CIC – Centro de Convenções de Sergipe.
Para o aposentado Jorgival dos Santos Bezerra, que chegou a ficar nervoso quando viu a movimentação, as equipes do SAMU que atuaram na simulação estão muito bem preparadas para qualquer eventualidade. “Se eles conseguir atender todo mundo com essa rapidez, vão acabar salvando a vida de muita gente”, disse, ainda um pouco assustado com a cena e principalmente com o sangue artificial que ficou espalhado pelo chão.
Com um tom de realidade muito forte, a operação chamou a atenção de dezenas de pessoas que passavam pelo calçadão naquele horário. Muitas chegavam ao local ofegantes, ávidas por informações mais precisas sobre o acidente. “Parece de verdade. Chega tomei um susto”, disse a estudante Maria José Pereira da Silva. Como ela, várias outras pessoas, mesmo sem saber que se tratava de uma simulação, elogiavam a atuação da equipe médica.
De acordo com o médico coordenador da ação, Márcio Barreto, a partir do momento em que foi acionada até a chegada das ambulâncias, a equipe da Secretaria de Saúde demorou apenas 3 minutos e 45 segundos, tempo considerado excelente. No total, a operação demorou apenas oito minutos.
No local da simulação, duas equipes do SAMU compostas por dois médicos, duas enfermeiras e auxiliares de enfermagem fizeram os procedimentos e transportaram as vítimas através de duas UTI’s de suporte avançado, até o hospital João Alves Filho. Agentes de trânsito da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – deram toda a cobertura para o trabalho dos médicos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.