[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ponto de Cultura ‘Boca de Cena na Rua’ está movimentando a comunidade do Bairro Jardim Centenário e imediações com diversas atividades que envolvem um público de diferentes faixas-etárias. No último sábado, dia 21 de julho, a coordenação do Ponto reuniu os pais e responsáveis pelos alunos matriculados no projeto para fazer uma primeira avaliação das atividades.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Programa Cultura Viva. Atualmente, o grupo oferece cursos de Artes Integradas e Alongamento Corporal. A oficina de ‘Alongamento Corporal: em busca do preparo físico’ tem como público alvo adolescentes, adultos e idosos. Já as oficinas de  Artes Integradas tem como público as crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino.

“É sempre bom ter um projeto social na comunidade. Participando do projeto as crianças deixam de ficar nas ruas e ocupam seu tempo em atividades como essa, principalmente o teatro que ajuda a melhorar a comunicação e a timidez”, ressalta Fabiana Tobias, mãe de uma das alunas do projeto. Ela acrescenta ainda que o projeto é um estímulo a mais para as crianças estudarem, já que para participar das atividades do Ponto de Cultura é preciso estar matriculado na escola.

O ‘Boca de Cena na Rua’ já está sendo desenvolvido há algumas semanas e, além dos pais, os jovens atendidos também tem reconhecido a importância da iniciativa do grupo Boca de Cena. “A gente desenvolve nossa criatividade, além de trabalhar temas importantes como drogas, saúde, família, dentre outros”, destaca a aluna Thaynan Valéry.

A proposta do Grupo Boca de Cena, através do Projeto do Ponto de Cultura, é oferecer uma alternativa à comunidade do Bairro Jardim Centenário e imediações de poder partilhar de elementos importantes da cultura popular, como a Capoeira, Circo e Danças Folclóricas do Nordeste, tendo como foco o Teatro de Rua. A iniciativa tem sido desenvolvida a partir de uma parceria firmada com o MinC e Secult, através do Programa Cultura Viva.

As ações do ‘Boca de Cena na Rua’ tiveram início este ano e prosseguem até 2015. As comunidades que serão atendidas ao longo desses três anos concentram boa parte da população de baixa renda da Zona Norte da capital sergipana, localizada nos conjuntos Bugio, São Carlos, Parque São José, Loteamento Nova Liberdade e Ângela Catarina.

Pontos

Os Pontos de Cultura são iniciativas da sociedade civil que recebem recursos do Ministério da Cultura (Minc) e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) para potencializar suas ações. Em Sergipe, atualmente, 30 instituições são beneficiadas.

Os Pontos de Cultura têm por finalidade fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade. O objetivo do Minc, através do Programa Cultura Viva, é que até 2014, o país tenha mais de quatro mil Pontos atuando.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.