Policiamento ciclístico reforça atuação da PM no Arraiá do Povo
Para otimizar o policiamento preventivo na área externa do Arraiá do Povo, os policiais militares que desenvolvem o ciclopatrulhamento nos arredores da festa, na Orla de Atalaia, têm papel fundamental. Eles foram orientados pelo Comando da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) a desenvolver as rondas nas proximidades da entrada principal do evento, com o objetivo de evitar roubos, furtos e brigas.
O policiamento com bicicletas, aplicado atualmente em Sergipe, tomou como base o desenvolvido na orla marítima de João Pessoa, na Paraíba, onde o índice de roubos e furtos diminuiu consideravelmente após a adoção desta modalidade de policiamento. "Fica fácil para se locomover em boa parte da área externa da festa, a visibilidade também é muito boa e proporciona uma maior tranqüilidade aos que comparecem ao evento", disse o soldado Rinaldo Silva, do policiamento ciclístico da CPTur.
Houve investimentos importantes nos equipamentos utilizados pelos militares que desenvolvem o patrulhamento com bicicletas. Elas são leves e possibilitam até que os policias possam utilizá-las como instrumento de defesa. "São celas adequadas ao estilo de policiamento, os quadros são de alumínio, o que possibilita até mesmo a nossa atuação na areia da praia em casos de urgência", adiantou Rinaldo.
Com a formação dos novos policiais militares no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) poderá, já a partir da segunda quinzena de junho, aumentar a atuação da unidade especializada em toda a região da orla marítima aracajuana. A idéia é aperfeiçoar o processo de aproximação com a comunidade, colocando em prática pelo o Comando da CPTur desde o início do ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Policiamento ciclístico reforça atuação da PM no Arraiá do Povo – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP