Polícia Militar divulga relatório sobre atuação no Pré-Caju 2011
A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira, dia 25, dados sobre o trabalho realizado pela corporação durante as quatro noites de Pré-Caju Verão 2011. O relatório apresentado pelo comandante do Policiamento da Capital, coronel Maurício Iunes, registrou o atendimento a 245 ocorrências diversas, sendo a maioria de brigas (58) e furto (52) ou perda de documentos (30).
Outro ponto que chamou a atenção da PM foi o grande número de facas, canivetes, tesouras e outros objetos que poderiam causar ferimentos entre os foliões e foram apreendidos pela tropa. Foram 73 lâminas ou pontiagudos detidos: 30 deles apreendidos durante patrulhas, quando estavam sob a posse de pessoas no trajeto dos trios ou durante a revista nos portões de acesso. “Reforçamos as buscas pessoais até mesmo a mulheres e adolescentes, dentro das possibilidades”, frisou.
Mais 11 ‘armas brancas’ foram encontradas após serem abandonadas durante o desfile de trios e outras 32 foram localizadas durante a varredura feita por policiais militares em esconderijos, como embaixo de banheiros públicos, raízes de árvores e esgotos. “A atenção foi constante, antes e durante a passagem de blocos, para evitar que agressões se transformassem em tentativas de morte”, informou Iunes.
Outro número destacado pelo coronel Iunes foi o de 249 revólveres e de pistolas retidos nas entradas da prévia carnavalesca. “Montamos mais uma vez uma estrutura de revistas com detectores de metal e postos para guardar armas de fogo daqueles profissionais ou pessoas comuns que possuem autorização para porte. Eles deixaram as armas nesses postos e ao sair da festa, pegaram as mesmas. Isso evitou a entrada de cidadãos armados no espaço da folia e que registrássemos qualquer tipo de caso envolvendo esse material bélico”, reforçou o oficial.
Incidentes
Mesmo com todos os cuidados tomados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, houve 17 casos de foliões agredidos com objetos pérfuro-cortantes e até mesmo um homicídio e uma tentativa. “Nos dois casos os autores dos crimes foram detidos e estão sob custódia da Polícia Civil. Um deles usou uma garrafa para assassinar uma pessoa, o que está sendo investigado e logo será esclarecido. Vamos também verificar a venda de bebidas em recipientes de vidro, como já fazemos com espetos de churrasco, por exemplo”, comentou o oficial Iunes.
“Registramos 19 casos de lesão corporal encaminhados ao Corpo de Bombeiros e Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], órgão que, inclusive, nos relatou o número de 187 atendimentos clínicos – que envolve especialmente intoxicação por excesso de álcool – e de 140 traumas – dentre os quais agressões causadas por brigas. Sabemos que muitos adolescentes estão envolvidos nesses casos, o que exige uma atenção maior dos pais”, aconselha o comandante da Capital.
Estrutura
Ainda de acordo com o coronel, a estrutura montada pela SSP para dar apoio à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil foi fundamental. “Contamos com um apoio logístico e operacional moderno, que permitiu condições de atuação mais seguras e ágeis. Tivemos todo material individual [capas de chuva, bastões, protetores auriculares, capacetes, etc], alimentação e veículos. Atuamos com carros e cavalos e até mesmo lancha e helicótero, para o apoio e suporte que fosse necessário”, acrescentou o gestor da Polícia Militar.
A tecnologia empregada através de câmeras, telefones, rádios, mapas inteligentes e registro on-line de ocorrências também permitiu uma comunicação mais eficiente e completa para quem gerenciou o policiamento. “Esses mecanismos nos permitiram direcionar rondas e orientar posicionamento de patrulhas através da quantidade de casos em determinada área e isso deu resultado. Ainda foi possível identificar pessoas mal-intencionadas, revelando-se depois que eram ladrões ou que estavam agredindo foliões”, completou Iunes.
Ainda de acordo com o comandante, a PM inicia agora o planejamento para os eventos do Verão Sergipe e para o Carnaval 2011.
- Polícia Militar divulga relatório sobre atuação no PréCaju 2011 –