[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir desta quinta-feira, 10, cerca de 500 profissionais da Polícia Civil de Sergipe serão disponibilizados para trabalhar no Pré-Caju 2008. De acordo com o plano de segurança elaborado pela Superintendência do órgão, o cidadão poderá ter acesso a quatro postos de atendimento da Polícia Civil, distribuídos estrategicamente, de acordo com o interesse dos serviços.

As unidades serão instaladas no Parque da Sementeira, no Banese da Francisco Porto, no cruzamento das avenidas Acrísio Cruz e Beira Mar e na saída da ponte que dá acesso ao Shopping Riomar. De acordo com o superintendente da Polícia Civil, José Gilberto Guimarães, cada posto terá um delegado, uma equipe cartorária, uma equipe de investigação e captura e mais um grupo de policiais que vai trabalhar no apoio, fazendo a triagem dos presos.

"No Parque da Sementeira, teremos um reforço com mais um delegado e uma equipe de cartório e de captura, além de um delegado da Divisão de Homicídios, que ficará de plantão no local do evento. Também teremos uma equipe da Corregedoria para casos envolvendo policiais civis e para o desarmamento do policial que vai para a festa. Como procedimento de segurança, o policial deixa a arma custodiada e, no retorno, pega a arma de volta e leva para casa", explica o delegado.

Segundo o planejamento operacional da Polícia Civil, a lavratura de flagrante delito será realizada no Parque da Sementeira, cuja estrutura será maior, enquanto que nos demais postos serão feitos os termos circunstanciados. Cada posto terá um veículo da Secretaria de Justiça destinado a transporte de preso, que funciona como uma espécie de xadrez móvel.

"O veículo fica parado, acondicionando as pessoas presas em eventuais delitos cometidos no circuito da festa. Isso facilita porque ao final já são remanejados às delegacias de imediato e não há exposição pública deles nem constrangimento causado para comunidade", ressalta Gilberto Guimarães.

Os postos da Polícia Civil ficarão próximo aos postos da Polícia Militar, para facilitar o encaminhamento das ocorrências, já que não haverá necessidade de a patrulha percorrer um longo deslocamento quando conduzir alguém preso para averiguação ou adoção de demais procedimentos.

Orla

Nesta quinta-feira, como Pré-Caju acontecerá na Orla de Atalaia, o cidadão poderá contar com os trabalhos ininterruptos da Delegacia de Turismo, que receberá reforço de dois delegados de plantão para lavratura de todo tipo de procedimento. É importante ressaltar que além do policiamento executado no corredor da folia e na área periférica, a Polícia Civil vai reforçar na sexta-feira, 11, no sábado, 12, e domingo, 13, a Delegacia Plantonista Sul, disponibilizando para a unidade mais um delegado e uma equipe de cartório e captura.

"O reforço na Plantonista Sul tem o objetivo de fazer uma operação de rescaldo, que é o início do trabalho quando termina o evento, quando as pessoas estão saindo da festa para retornarem as suas residências. Nesse intervalo, começam a acontecer algumas ocorrências por conta do fluxo intenso de pessoas que buscam os corredores de saída da Avenida Beira Mar, como acidentes de trânsito, brigas de rua, vítimas de pequenos roubos e furtos no trajeto para o ponto de ônibus", diz o superintendente da Polícia Civil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.