[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta segunda-feira, dia 8, no Ministério Público, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – definiu uma solução para o problema do fornecimento de energia no Mercado Albano Franco. A reunião contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Municipal, associações de Comerciantes e Feirantes do mercado, Energipe e Delegacia Federal da Agricultura.
Na reunião, a Prefeitura de Aracaju apresentou a proposta anunciada na última reunião, no início do mês de março, de quitar o débito das contas em 30 parcelas e repassar o custo aos feirantes através de boletos mensais de pagamento. Diante das dificuldades colocadas pela Energipe, a Administração Municipal aceitou reduzir para 22 o número de parcelas, já que entende as dificuldades de comerciantes e se propõe a dar sua quota de sacrifício para solucionar a questão.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, ficou definido na reunião que a Emsurb se compromete a efetuar o pagamento da dívida de R$ 110.000,00 em 22 parcelas, tendo a primeira vencimento no dia 5 de maio, ficando responsável pela administração dos condomínios existentes no mercado. “Antes, porém, executaremos obras de recuperação das instalações elétricas. Após a conclusão das obras, consultaremos a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sobre as condições de segurança para a efetivação do religamento da energia”, explica Nascimento. O Ministério Público estabeleceu um prazo de 15 dias para a conclusão dessas obras.
De acordo com o presidente da Emsurb, prevaleceu a proposta inicial da empresa, com apenas a redução no número de parcelas. Para Nascimento, o prefeito Marcelo Déda preocupou-se em não comprometer a saúde financeira da prefeitura, mas não se eximiu de resolver o problema. “Faremos a reforma e os valores do débito das contas de energia serão repassados para os feirantes, de acordo com o entendimento feito anteriormente com eles e o Ministério Público. Mensalmente, eles receberão no boleto a discriminação tanto da dívida hoje parcelada quanto das futuras contas mensais de energia. Desta forma, implementaremos esforços para oferecer condições seguras para que o fornecimento de energia no mercado seja restabelecido o mais rápido possível, talvez antes do prazo determinado pelo Ministério Público, e acabar com o sofrimento dos feirantes e dos consumidores”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.