[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Parceria pioneira está possibilitando a integração social entre funcionários da Prefeitura de Aracaju e portadores de necessidades especiais, no caso, aqueles que apresentam deficiência auditiva. Depois de 60 horas/aula, 26 servidores municipais estão concluindo o curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. O encerramento será nesta sexta-feira, dia 4, às 16 horas, na sede do Instituto Pedagógico de Apoio e Educação dos Surdos de Sergipe (Ipaese), localizado na rua Duque de Caxias, 448, no bairro São José.

O curso está sendo desenvolvido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), em parceria com o Ipaese. A proposta é propagar a comunicação entre portadores de necessidades especiais auditivas e a sociedade, fazendo de cada aluno um multiplicador da linguagem de sinais. Segundo a coordenadora pedagógica do instituto, Georgia Brandão Poderoso, toda metodologia do curso é prática.

“Os sinais são usados desde a primeira aula, representando, portanto, o sucesso do curso. Tivemos 100% de freqüência”, esclareceu Georgia Poderoso, destacando que as apostilas somente serão entregues no último dia de aula, para que os alunos pesquisem os sinais quando, sobremaneira, tiverem qualquer tipo de dúvida.

A comunicação é inerente ao ser humano. Pensar em comunicação para surdos, é colocar em prática as imagens. A administração do prefeito Marcelo Déda também está preocupada em oferecer oportunidades para os portadores de necessidades especiais, levando-lhes a cidadania.
O presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, afirmou que com a qualificação desses 26 técnicos, o atendimento aos deficientes auditivos será melhor, fato que possibilitará uma maior integração desses cidadãos junto à sociedade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.