[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade ao projeto turístico que prevê a recuperação dos aspectos físicos e simbólico-culturais da Ponte do Imperador, considerada como um dos principais monumentos da cidade, a Prefeitura de Aracaju através da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, realizou ontem, dia 24, a abertura do processo de licitação que selecionará a empresa responsável pela execução das obras.
Nessa etapa, as empresas apresentam seus orçamentos que serão avaliados pela comissão de licitação da Emurb. De acordo com Zenóbia Bruno, presidente da comissão, “21 empresas, de vários Estados, se inscreveram para o processo, mas apenas cinco compareceram à reunião que teve início às 9h30 na sede da empresa municipal”. Após a abertura dos envelopes, a Emurb terá um prazo de 5 a 10 dias para selecionar a empresa com orçamento mais próximo do proposto para a obra, que é de R$ 213.579,65.
Após a conclusão das obras, terá início a implementação do projeto pioneiro Museu de Rua, um museu itinerante instalado na Ponte do Imperador, fruto da parceria entre a PMA, através da Funcaju, e a Petrobras, que entrará com 50% do valor do projeto. O objetivo é patrocinar a criação de um espaço com maquetes eletrônicas e mapas da cidade relembrando a Aracaju dos anos 20, acervo fotográfico e informações sobre tradições culturais e aspectos de interesse turístico da capital, além de descritivo histórico sobre a própria ponte e sua importância para o povo de Aracaju.
No projeto está prevista ainda a implantação de iluminação específica para destacar e valorizar a beleza arquitetônica do monumento durante a noite. Além disso está prevista também a presença de guardiões municipais para orientar a preservação, a presença de técnicos da área de turismo para fornecer informações e distribuir material, roteiros turísticos e folheteria em geral, interagindo para o estímulo à vocação turística de Aracaju.
A estrutura visa a criação de uma fonte de referência com subsídios para estudantes, pesquisadores e turistas sobre a história da urbanização da capital.

EVENTOS IMPORTANTES

Na Ponte do Imperador grandes personalidades de nossa história desembarcaram, sendo sempre palco das maiores manifestações públicas dos sergipanos.

– 1860 – chegada do Imperador D. Pedro II e comitiva;
– 1884 –chegada do defensor dos escravos, Francisco José Alves, com grande manifestação de populares;
– 1889 – chegada triunfal do governador Felisbelo Firmo de Oliveira Freire;
– 1896 – desembarque de Martinho Cezar da Silveira Garcez, presidente eleito de Sergipe;
– 1906 – desembarque do líder político Fausto Cardoso quando reeleito em 1906, foi considerado um evento apoteótico;
– 1923 – chegada do marechal José Joaquim Pereira Lobo, ex-presidente do estado e senador federal;
– 1924 – chegada de Maurício Graccho Cardoso, presidente do Estado, quando retornou de sua breve estada no Rio de Janeiro;
– 1927 – chegada do presidente da República, Washington Luís Pereira de Souza, em visita a Sergipe;
– 1942 – chegada do coronel Augusto Maynard Gomes e família, quando assumiu a Interventoria do Estado, teve aspecto grandioso;
– 1984 – local do grande comício das “Diretas Já”, cerca de 30 mil pessoas compareceram ao evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.