[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou na manhã de hoje, quinta-feira, uma audiência pública no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O objetivo foi a apresentação do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) do viaduto sobre a rótula do DIA para representantes de moradores da região, do Ibama, da Adema, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além de sindicatos e associações.

O relatório preliminar, que atende à exigência de uma lei municipal, já está pronto e deverá ser entregue imediatamente ao Ministério Público Estadual (MPE). Quanto ao Relatório de Impacto Ambiental, este já foi entregue à Adema. O próximo a ser entregue é o Relatório de Análise de Riscos, que está sendo produzido para chegar ao MPE até o final deste mês, cumprindo o cronograma estabelecido para entrega de todos os relatórios sobre o impacto da obra.

Segundo o presidente da Emurb, Valmor Barbosa, o RIV foi entregue para competência e apreciação do município em obediência à lei municipal. “Toda obra de impacto precisa de relatório para mostrar as medidas tomadas e discutir com a sociedade tanto as causas quanto as conseqüências. Com a audiência, resolve-se tudo de uma vez. Por isso, o relatório só é entregue ao MPE após a discussão com a sociedade”, explicou.

“Está faltando apenas o relatório de risco, mas estamos dentro do cronograma. Não é verdade que a obra não teve planejamento. Ela foi planejada sim e está causando o mínimo de transtornos possíveis, até porque é uma grande obra urbana e necessária. Com relação a problemas ambientais, a Prefeitura tomou as providências cabíveis, por isso estamos aqui discutindo em audiência, no sentido de mostrar como a obra se comporta”, garantiu Valmor.

O RIV mostra como se comportará o trânsito, os impactos na vizinhança e os modos de se resolver qualquer transtorno. Todos esses planos apresentados pela Prefeitura servem para apontar os problemas e as soluções, mostrando como está o andamento da obra. “Obras normais têm contratempos, imagine essa que é de grande porte. Por isso estamos aprontando o relatório, onde serão apontados os riscos e as providências da Prefeitura”, afirmou o presidente da Emurb.

Ainda segundo Valmor, a audiência foi publicada no Diário Oficial do Município e em vários órgãos da imprensa. Atendendo ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), o RIV chega para mostrar o quanto a obra é estruturante e urbana, e que não se deve confundir a obra com impactos futuros, até mesmo porque toda obra é complexa. “Nós, com alegria, passamos a informação de que tudo está dentro do cronograma e que a obra do viaduto será terminada entre o final de outubro e início de novembro deste ano”, disse Valmor.

Produzido por especialistas na área e pessoas contratadas pela construtora, o RIV foi apresentado na audiência pelo diretor de Obras da Emurb, Antônio Vasconcelos, pela geógrafa Lílian Lins Vanderley e pelo engenheiro que fez o estudo de tráfego, Wagner Bonetti Júnior. Estiveram presentes na audiência os secretários municipais Sílvio Santos (Governo), Luciano Pimentel (Seplan) e Jeferson Passos (Finanças), além de engenheiros projetistas, diretores da Seplan, SMTT, Emurb e Construtora Celi.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.