PMA realiza amanhã Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite
A abertura oficial da campanha será realizada no próximo sábado a partir das 8 horas da manhã, pela secretária Municipal de Saúde, Lêda Lúcia Couto de Vasconcelos na Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, no bairro Santa Maria. Como o dia 16 de junho é o Dia Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica, tem como meta vacinar 46.380 crianças de zero a quatro anos de idade.
Em Aracaju, serão 95 postos fixos de vacinação e mais nove volantes. Estes farão visitas a hospitais, clínicas, maternidades e áreas de difícil acesso. Os postos estarão distribuídos estrategicamente em vários bairros da capital sergipana instalados nas unidades básicas de saúde da rede municipal, escolas, creches aeroporto, alguns supermercados e shoppings. “É importante levar o cartão de vacinação”, lembra a coordenadora de Imunização da SMS, Débora Moura.
Cerca de 600 pessoas estarão envolvidas na campanha: equipes de saúde da família, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, administrativos, motoristas, entre outros profissionais. Ano passado, a meta da SMS era vacinar 45.318. Exatas 43.062 foram vacinadas, ou seja, 95,02% do público estimando. Em 2007 a meta é de mais de 46 mil crianças, serão disponibilizadas 50 mil doses da vacina.
Contra-indicação
A vacina contra a poliomielite é indicada para todas as crianças de zero a quatro anos indiscriminadamente. Mas, em alguns casos como em crianças com infecções agudas com febre acima de 38º C, diarréia severa ou vômito; crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, estreptomicina ou eritromicina; e crianças que apresentaram evento adverso em dose anterior, ela é contra-indicada
A vacina também é contra-indicada para crianças imunodeprimidas congênita ou adquirida. Crianças em contato com pessoa imunodeficiente ou submetidas a transplante de medula óssea deverão receber a vacina tipo Salk no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), localizado no Setor de Oncologia do Hospital João Alves Filho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]