[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju está proporcionando curso de informática para adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e também para a comunidade residente em alguns bairros da capital. As aulas, ministradas por técnicos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social instalados nos bairros José Conrado de Araújo e Castelo Branco e também na Igreja Presbiteriana Independente de Aracaju, para atender as comunidades do Porto D´Antas e Coqueiral, em turmas que totalizam 55 alunos matriculados.

Os cursos foram iniciados esta semana direcionados para jovens do município em situação de risco e vulnerabilidade social inseridos nos Programas Viver Legal (Programa de Cumprimento de Medidas Sócio-educativas), de atendimento a adolescentes em conflito com a lei, e do Projeto Criança Cidadã, de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco social. A iniciativa também é direcionada à comunidade na perspectiva de viabilizar a capacitação de profissionais independentes, objetivando fornecer a eles maior chance de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos estão sendo ministrados no Centro de Referência da Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rolemberg Leite, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social e na Igreja. Durante o curso, os participantes terão uma média de 80 horas/aula, abrangendo conhecimentos de relações humanas. Neste primeiro momento, eles estão assistindo a aulas de relações humanas. A professora Cléa Oliveira, uma das técnicas que está ministrando aula de relações humanas, observa que, nesta matéria, o objetivo é promover o interesse do aluno pelo curso de informática e fazer com que eles aprendam a se relacionar em seu ambiente de trabalho.

“Durante as aulas procuramos demonstrar para o aluno a importância de se qualificar para o mercado de trabalho, de saber como se comportar dentro do local de trabalho e, principalmente, prepará-los para as entrevistas de emprego”, enfatiza Cléa. “Trabalhamos sempre com dinâmicas para elevar a auto-estima e o conhecimento. É uma programação importante, influencia no relacionamento interpessoal, no respeito em convívio, na solidariedade, fazendo com que eles persistam em seus objetivos”, complementa a pedagoga Denise Leão Silva.

A comunidade não esconde a satisfação pela oportunidade que a Prefeitura de Aracaju proporciona. Aparecida Lima dos Santos, 25, uma das beneficiadas, agradece a ação da PMA. “É muito bom saber que a prefeitura se preocupa em levar conhecimento para todos nós da comunidade, principalmente quando se trata de aula de informática”, comenta.

O motorista José da Silva, 42, destaca a importância do curso para a sua vida. “Esse curso influencia no bom relacionamento com nossos colegas, na rotina do nosso trabalho”, afirma. “Esse curso nos orienta a ter bom comportamento, em se tratando de relações humanas. Pretendo passar estes conhecimentos adiante para meu próximo”, complementa a cabeleireira Carlane Santos Silva, 19. “Quanto mais conhecimento, melhor. Em grupo fica mais fácil porque trocamos opiniões”, comenta Iracildo Gomes dos Santos, 34.

A adolescente Elisangêla Nascimento, 17, inserida no Criança Cidadã, também não contém a empolgação com as aulas. “Estou muito ansiosa. Vou me esforçar muito durante o curso. Já estou gostando desde as aulas de relacionamento humano porque a professora nos deu muitas dicas de como se comportar e se vestir nas entrevistas de emprego e como agir no trabalho”, confessa a jovem.

Para a coordenadora do Programa Viver Legal, Cristina Moreira, este curso faz parte de um processo de cidadania. “Os adolescentes sairão daqui fortalecidos, dando início ao preparo da vida adulta e profissional”, avalia. “Queremos sempre que a comunidade participe das atividades deste Centro Especializado, para que não se torne um Centro estigmatizado por lidar com adolescentes em conflito com a lei”, observa a coordenadora. Josefa Vianna, uma das moradoras do bairro Castelo Branco que participa das atividades de informática do Centro de Referencia Especializado, ficou encantada com a oportunidade. “Para mim, ter esta oportunidade é muito importante, pois no meu emprego me pediram para fazer um curso de informática para que eu possa ser promovida”, revela. “Aqui, os rapazes são disciplinados. Nem parece que têm problemas com a Justiça”, destaca Josefa, que é encarregada de serviços gerais e aspira uma vaga de caixa em uma rede de supermercado, onde trabalha.

Novos desafios

Para os adolescentes, o curso de informática promovido pela Prefeitura de Aracaju abre novos horizontes, traduzindo como oportunidade única em suas vidas. A maioria deles nunca teve acesso a um computador, como é o caso de Carlos Oliveira, de 17 anos, do Programa Criança Cidadã. “Eu estou muito ansioso porque nunca mexi em um computador antes. Espero com este curso poder conseguir um bom emprego”, revela o jovem. O curso, certamente, fará do passado de adolescentes, que cumprem medidas sócio-educativas por estarem em conflito com a lei, uma página esquecida. “Eu nunca tive uma oportunidade como esta antes. Achei que uma coisa boa como esta nunca pudesse acontecer em minha vida”, declara, emocionado, L.M.S, 18. “Vou me esforçar muito para aprender tudo”, confessa o jovem, animado com a oportunidade que a Prefeitura de Aracaju está lhe proporcionando.

E.S.S, 17, uma garota inclusa no Viver Legal, encontrou no curso uma forma de se manter atualizada. “Eu espero com este curso me capacitar para me tornar uma pessoa pronta para o mercado de trabalho”, declara. “Na maioria dos empregos, eles pedem que a gente saiba mexer no computador”, declara Aciele da Silva, 15, do Criança Cidadã. “Por isso, ter um curso de informática é muito importante”, complementa a adolescente, que nunca havia utilizado um computador. Edino Andrade, 17, também do Criança Cidadã, revela que esta também foi sua primeira vez no computador. “É muito bom. E eu sinto que posso aprender alguma coisa com este curso”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.