[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Órgãos municipais e demais participantes da implantação do Plano de Evacuação das Comunidades (PEC) circunvizinhas ao Pólo de Atalaia participaram na manhã de hoje, no auditório do Aeroporto de Aracaju, de um simulado de bancada promovido pela Defesa Civil. “O objetivo é para que cada órgão envolvido no caso de ocorrência de uma catástrofe, de nível 3, considerada uma das piores com esferas de gás da Petrobras, represente de que forma atuará para o controle da situação”, declara Sávio Sousa, diretor da AMB E SEG, empresa de consultoria contratada para elaboração do PEC.

Representantes da Petrobras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) e secretarias municipais de Assistência Social (Semasc) e Comunicação (Secom) compareceram ao encontro e definiram todos os recursos materiais e humanos necessários ao controle do acidente a partir de uma maquete exposta no local.

Na ocasião, foi apresentado aos presentes um documentário sobre o desastre ocorrido na cidade do México, em novembro de 1984. “Com o documentário todos poderão visualizar a grandiosidade de uma ocorrência como essas e verificar os procedimentos a serem tomados para a evacuação da comunidade, atendimento médico, fechamento de ruas. Cada um demonstrará a sua atuação em campo”, declara Nicanor Moura, consultor Técnico da Defesa Civil.

Ele ainda ressalta que estão sendo realizados treinamentos com a comunidade circunvizinha do pólo de Atalaia para que possam também participar do próximo simulado a ocorrer no dia 23, às 17h. “A comunidade recebe o treinamento para que saiba também como atuar, para onde ir no momento da catástrofe, não tornando o desespero mais um inimigo do controle do acidente. Haverá a simulação prática do acidente, com a participação de todos os órgãos envolvidos e da própria comunidade também”, completa o consultor técnico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.